TRATAMENTO DE INSEMINAÇÃO INTRAUTERINA (IIU)

“Como a infertilidade afeta casais e quais são as opções de tratamento, como a inseminação artificial, para ajudá-los a realizar o sonho da paternidade?”

Introdução

O tratamento de Inseminação Intrauterina (IIU) é uma opção para casais que enfrentam dificuldades para conceber. Realizado durante um ciclo de ovulação, o procedimento envolve a introdução de esperma previamente preparado no útero da mulher. Antes de iniciar o tratamento, são realizados exames diagnósticos para garantir a viabilidade do procedimento. Neste texto, abordaremos o que esperar durante o tratamento de IIU, desde a consulta inicial até o acompanhamento pós-procedimento.

Tratamento de Inseminação Intrauterina (IIU): O Que Esperar

Na sua consulta inicial, você se encontrará com um dos nossos especialistas em fertilidade para revisar o seu histórico médico e seus objetivos de construção familiar. Em seguida, solicitaremos exames diagnósticos, como uma sonografia de infusão salina (SIS) ou uma histerossalpingografia (HSG), para garantir que suas trompas de Falópio estejam abertas e que seu útero pareça normal. Essas informações são importantes para nos ajudar a saber qual tratamento de fertilidade será mais benéfico para você.

O tratamento de IIU é realizado durante um ciclo de ovulação. Mais comumente, as pacientes tomarão um medicamento para fertilidade, como o Clomid, para estimular a ovulação. Prescreveremos o seu medicamento e monitoraremos você de perto com ultrassons e exames de sangue regulares para determinar o melhor momento para o seu procedimento de inseminação.

Depois que a janela de ovulação for determinada, seu parceiro fornecerá uma amostra de esperma aos nossos andrologistas, ou se você estiver usando esperma de doador, os andrologistas prepararão a amostra de esperma fornecida pela agência terceirizada. Em seguida, realizaremos uma técnica especial chamada lavagem de esperma nas amostras no laboratório para obter o melhor esperma de qualidade.

Seu tratamento de IIU será realizado em nosso consultório em Green Spring Station. Durante o procedimento, seu médico primeiro inserirá um espéculo para visualizar o colo do útero (abertura para o útero), algo semelhante a fazer um exame de Papanicolau. Em seguida, iremos inserir um pequeno tubo — especialmente projetado para IIU — para colocar a amostra final de sêmen em seu útero. O processo leva apenas alguns minutos e geralmente não é doloroso. Algumas mulheres podem sentir cólicas leves durante o procedimento e sangramento por um a dois dias após o procedimento. Você pode retornar às suas atividades diárias normais, incluindo a relação sexual, após o procedimento.

Duas semanas após a IIU, você fará um teste de gravidez para ver se o procedimento foi bem-sucedido. Se você estiver grávida, monitoraremos sua gravidez de perto por meio de exames de sangue e ultrassonografias. Se o seu teste for negativo, nos prepararemos para um novo ciclo de tratamento ou consideraremos outras opções de tratamento.

Conclusão

A Inseminação Intrauterina (IIU) é um procedimento de fertilidade que oferece esperança a casais que buscam conceber. Realizado de forma relativamente simples e indolor, o tratamento requer acompanhamento próximo e cuidados específicos para aumentar as chances de sucesso. Com a orientação adequada e o suporte da equipe médica especializada, a IIU pode ser uma etapa crucial no caminho para a parentalidade.

Com conteúdo hopkinsmedicine.org

Deixe um comentário