PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA MULHERES – QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM AS MULHERES DE GERENCIAREM SUAS PRÓPRIAS FINANÇAS?

Por que tantas mulheres enfrentam dificuldades ao gerenciar suas finanças? O planejamento financeiro para mulheres é frequentemente afetado por obstáculos únicos. Quais são esses obstáculos e como podem ser superados para promover a autonomia financeira feminina?

Introdução

No cenário financeiro contemporâneo, as mulheres enfrentam uma série de desafios que afetam diretamente sua segurança econômica presente e futura. Desde disparidades salariais até questões culturais e de confiança, esses obstáculos podem resultar em aposentadorias com recursos insuficientes e uma dependência financeira preocupante. Este texto analisa os diversos aspectos que contribuem para a vulnerabilidade financeira das mulheres e destaca a importância crucial de sua participação ativa na gestão de suas finanças.

Desafios Financeiros das Mulheres

As mulheres correm o risco de não terem uma rede de segurança financeira e de se depararem com uma aposentadoria com pouco dinheiro. Não assumir o controle das questões financeiras é um problema real para as mulheres.

Impacto do Gênero na Previdência

Elas não apenas estão perdendo oportunidades de fazer seu dinheiro render mais, mas também correm o risco de perder uma rede de segurança financeira se a vida não seguir conforme o planejado e enfrentar uma aposentadoria com pouco dinheiro.

Desigualdades e Riscos Financeiros

Com as mulheres vivendo mais que os homens e a idade em que as mulheres podem reivindicar a pensão estatal agora sendo a mesma dos homens, é um golpe duplo para as mulheres. Muitas correm sério risco de enfrentar dificuldades financeiras quando atingirem seus sessenta anos, se, por qualquer motivo, não puderem mais trabalhar e não tiverem outra forma de renda.

Vulnerabilidade Financeira das Mulheres

Em geral, as mulheres são mais vulneráveis financeiramente. Devido a muitos fatores – desde ter uma expectativa de vida mais longa até a desigualdade salarial de gênero e o cuidado da família – as mulheres têm muito mais probabilidade do que os homens de se encontrarem financeiramente vulneráveis.

Disparidades de Aposentadoria entre Gêneros

De acordo com a Now Pensions, as mulheres se aposentam com uma economia média de £ 69.000, em comparação com £ 205.000 para os homens. A Now Pensions sugere que lacunas na carreira e outros fatores resultam em uma lacuna média de 10 anos na carreira para as mulheres e £ 39.000 em economia de pensão perdida.

Delegação de Decisões Financeiras

Preocupantemente, de acordo com um estudo da UBS, mais da metade das mulheres globalmente (58%) delegam ao cônjuge a gestão de decisões críticas e de longo prazo. Os motivos variam de “meu cônjuge nunca me incentivou” a “meu cônjuge sabe mais” sobre o assunto.

Desafios na Confiança Financeira

A falta de confiança está impedindo as mulheres de desempenharem um papel ativo na gestão do dinheiro. Então, quais são os motivos por trás disso?

Diferenças de Confiança e Comportamento Financeiro

Resultados da pesquisa Financial Lives da FCA mostram que os níveis de satisfação com as circunstâncias financeiras são semelhantes para homens e mulheres. No entanto, existem algumas diferenças claras em sua confiança em relação a assuntos financeiros e seus níveis de aversão ao risco.

Desempenho Financeiro e Investimento

As estatísticas mostram que as mulheres são boas investidoras. A relutância das mulheres em investir em algo além de economias em dinheiro significa que estão perdendo a chance de ganhar muito dinheiro, como revelam as estatísticas.

Empoderamento Financeiro das Mulheres

É hora das mulheres aproveitarem seu poder financeiro. Parece que as mulheres devem ter confiança em seu conhecimento financeiro e deixar de lado quaisquer preconceitos sobre investimentos serem apenas para banqueiros e corretores e “não para elas”.

Importância da Orientação Profissional

Um consultor financeiro pode ajudá-la a garantir seu futuro financeiro. “Não tenha medo de procurar orientação profissional”, diz Davinia Tomlinson, CEO e co-fundadora do Rainchq, que busca capacitar as mulheres a alcançarem seus objetivos financeiros.

Desafios Culturais e Mudanças Necessárias

“Fizemos uma pesquisa com um grupo de senhoras de 60-70 anos que falaram sobre suas experiências de aposentadoria, e nenhuma delas havia procurado um consultor financeiro porque não achavam que fosse relevante para elas”, diz Karen Barrett, fundadora e CEO da Unbiased.

Futuro Financeiramente Seguro para as Mulheres

Até 2025, 60% da riqueza do Reino Unido deverá estar nas mãos das mulheres, dando-lhes mais poder financeiro do que nunca. Portanto, a mensagem é clara – nunca houve um momento melhor para as mulheres aproveitarem esse poder assumindo o controle de suas finanças e planejando seu próprio futuro financeiramente seguro.

Conclusão

À medida que nos aproximamos de uma era em que as mulheres estão prestes a deter uma proporção significativa da riqueza, é imperativo que elas assumam o controle de suas finanças. Superar a falta de confiança, enfrentar as disparidades de gênero e buscar orientação profissional são passos essenciais para garantir um futuro financeiro seguro e estável. Ao capacitarem-se financeiramente, as mulheres não apenas asseguram seu próprio bem-estar, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais equitativa e próspera.

Com conteúdo unbiased.co.uk

Deixe um comentário