7 SINAIS DE ALERTA DE QUE SEU RELACIONAMENTO É TÓXICO

Você já se perguntou como saber se está pronto para o casamento? A decisão de casar é um marco significativo e exige autoconhecimento. E se o seu parceiro não estiver na mesma sintonia, como lidar com essa situação?

Introdução

Relacionamentos podem ser uma fonte de alegria, apoio e crescimento pessoal. No entanto, quando um relacionamento se torna prejudicial à saúde emocional e física de uma das partes envolvidas, ele pode ser classificado como tóxico. Embora não haja um diagnóstico clínico específico para relacionamentos tóxicos, os terapeutas frequentemente utilizam esse termo para descrever dinâmicas interpessoais onde não há assunção de responsabilidade ou prestação de contas. Este artigo explora o conceito de relacionamento tóxico, destacando sinais de alerta, as diferenças entre relacionamentos tóxicos e abusivos, e os impactos negativos que essas relações podem ter na vida das pessoas.

O Que é um Relacionamento Tóxico?

“Não existe um diagnóstico clínico para um relacionamento tóxico, mas os terapeutas de casais costumam pensar nesses termos”, diz Tracy Ross, LCSW, terapeuta de casais e famílias em Nova York. Ela observa que a diferença entre um relacionamento tóxico e um que pode ser trabalhado é que, nos relacionamentos tóxicos, “não há assunção de responsabilidade ou prestação de contas por parte de uma das pessoas”.

Lee Phillips, EdD, psicoterapeuta e terapeuta certificado de casais e sexualidade em Nova York, concorda que, embora o termo tóxico não tenha um significado clínico, ainda é útil para os terapeutas ajudarem as pessoas a entender padrões não saudáveis em relacionamentos. “Eu definiria tóxico como um conflito contínuo que continua acontecendo e nada muda no relacionamento para se tornar mais saudável”, diz ele.

Relacionamentos tóxicos podem afetar sua saúde mental e física. Pesquisas descobriram que tanto o estresse quanto a qualidade do relacionamento podem afetar a pressão arterial em adultos casados de meia-idade e mais velhos. Quando um relacionamento é tóxico, pode “tornar você mais inseguro, mais ansioso e causar sintomas físicos que levam você a se isolar de outras pessoas”, explica Ross.

Relacionamentos Tóxicos vs. Relacionamentos Abusivos

Relacionamentos abusivos são tóxicos, mas nem todo relacionamento tóxico envolve abuso. Relacionamentos tóxicos têm elementos não saudáveis, como falta de respeito ou desconsideração por limites. Relacionamentos abusivos envolvem abuso físico, emocional, verbal ou sexual, mesmo que o agressor seja amoroso e solidário em alguns momentos, segundo o Office on Women’s Health. Sinais de abuso incluem controlar tudo o que você faz, ser ciumento, controlador ou agressivo, rebaixar você, machucar fisicamente ou ameaçar machucar você ou seus entes queridos, ou forçar você a ter relações sexuais ou qualquer outra atividade íntima.

“Quando você está tentando controlar totalmente o comportamento de alguém, como ele passa seu tempo e com quem ele passa seu tempo, isso é um relacionamento abusivo”, diz Ross. “Isso vai além do tóxico.”

7 Sinais de Alerta de um Relacionamento Tóxico

Os sinais de alerta são indicativos de que seu relacionamento pode ser tóxico. Eles costumam aparecer no início, mas você pode não reconhecê-los até que as coisas se tornem problemáticas. Aqui estão sete sinais para ficar atento.

Bombardeio de Amor

Bombardeio de amor é um comportamento frequentemente visto em pessoas com transtornos de personalidade narcisista ou limítrofe. No começo, pode ser emocionante que um novo parceiro esteja tão ansioso para estar com você, mas depois as coisas podem começar a parecer estranhas. Ross descreve isso como algo bom demais para ser verdade. A pessoa pode “fazer você se sentir incrível, mas não há nada por trás disso”, diz ela.

Eles também podem se envolver em “pensamento de tudo ou nada que pode mudar rapidamente”, onde o clima está ótimo “e, de repente, uma briga surge do nada, e você está em um lugar horrível”, explica Ross.

Estresse Constante

Todos os relacionamentos têm conflitos em algum momento, mas se você está sentindo estresse constante, provavelmente não é uma dinâmica saudável. Você pode sentir que é mais fácil não contar a outros sobre certos comportamentos ou detalhes do relacionamento porque eles não entenderiam, criando mais tensão para você.

“Se você está encobrindo coisas e justificando comportamentos que você sabe que em algum nível estão errados”, diz Ross, isso é um sinal de alerta. Ela acrescenta que a sensação de estar pisando em ovos ou ter drama constante são sinais de que as coisas não estão indo em uma direção saudável.

Gaslighting

Gaslighting é um tipo de manipulação que ocorre ao longo do tempo, onde uma pessoa faz a outra questionar seus pensamentos, memórias e até mesmo como percebem a realidade. Pode ocorrer em qualquer relacionamento, desde familiar até romântico.

Gaslighting geralmente é um sinal de alerta para identificar pessoas manipuladoras, de acordo com Phillips.

Mentiras

Mentir, especialmente no início de um relacionamento, pode ser um indicador de problemas maiores no relacionamento. Phillips observa que mentir pode estar ligado à infidelidade ou esconder comportamentos de vícios compulsivos. Por exemplo, ele diz: “Eu conheci um caso onde alguém estava ganhando dinheiro, mas dizia que não tinha dinheiro, e [o dinheiro] estava indo para outra coisa”.

Por outro lado, se você sente que não pode ser honesto com seu parceiro sobre certas coisas por causa de como ele pode reagir, isso também é um sinal de alerta.

Ser Desdenhoso

Em relacionamentos saudáveis, as pessoas prestam atenção às necessidades umas das outras. Ser desdenhoso pode parecer “não querer se envolver em alguns outros interesses que um parceiro tem”, diz Phillips.

Comportamento desdenhoso não é simplesmente esquecer de participar de um evento após concordar com ele. É uma atitude intencional que pode deixar a outra parte se sentindo rejeitada.

“Quando começamos a ver comportamento narcisista, tendemos a ver desprezo”, diz Phillips.

Tentativas de Isolamento

Se você percebe que outros relacionamentos estão se deteriorando porque uma pessoa na sua vida não quer que você se associe com outras pessoas, isso é um comportamento tóxico. Um parceiro envolvido nesse comportamento pode dizer coisas como: “Eu realmente não gosto desse amigo, vamos não sair com ele novamente” ou “Eu não gosto do seu irmão, vamos não vê-lo novamente”, diz Ross. “Eles se sentem ofendidos por pessoas na sua vida e começam a criar um caso para que você não possa vê-las”, ela explica.

Tentativas de isolamento podem ir além do tóxico e entrar no território abusivo se a pessoa se tornar muito controladora.

Defensividade

A defensividade pode ser um indicativo de que mudanças ou ajustes saudáveis podem não ser possíveis.

Se você aponta comportamentos de alerta cedo em um relacionamento e recebe resistência ou defensividade, Ross diz: “Você tem que se perguntar, isso é algo com o qual eu posso conviver?” Ela acrescenta que, como terapeuta, ela pode ajudar as pessoas a mudar as coisas se quiserem, mas “se a outra pessoa não está motivada a mudar ou prestar atenção em algo, ela não fará isso.”

Conclusão

Entender os sinais de alerta e as dinâmicas de um relacionamento tóxico é crucial para proteger sua saúde mental e física. Relacionamentos tóxicos, caracterizados por falta de respeito, manipulação e tentativas de isolamento, podem ter consequências devastadoras. Identificar esses sinais cedo pode ajudar a tomar medidas necessárias para preservar seu bem-estar. Buscar apoio de amigos, familiares e profissionais pode ser um passo importante para sair de um relacionamento tóxico e construir relações mais saudáveis e equilibradas no futuro. Lembre-se, merecemos estar em relacionamentos que nos elevam, respeitam e nos fazem crescer.

Com conteúdo everydayhealth.com

Deixe um comentário