COMO PEDIR UM AUMENTO: UM GUIA (COM DICAS E ROTEIROS)

Você já se perguntou qual a melhor maneira de pedir um aumento salarial? Descubra estratégias eficazes e roteiros práticos para garantir que sua solicitação seja bem-sucedida.

Introdução

Pedir um aumento salarial pode ser um desafio para muitos profissionais. No entanto, com uma preparação cuidadosa e uma abordagem estratégica, é possível aumentar suas chances de sucesso. Neste guia, exploraremos os passos essenciais para escolher o momento certo para solicitar um aumento, pesquisar tendências salariais, agendar e preparar-se para a reunião com seu gerente, e como lidar com possíveis perguntas e negociações. Ao seguir estas orientações, você estará mais bem preparado para argumentar de maneira eficaz e demonstrar seu valor para a organização, aumentando suas chances de obter a remuneração que merece.

1. Escolha o momento certo para pedir

Não é incomum querer um aumento. De fato, em uma pesquisa recente do Indeed, apenas 19% das pessoas estavam satisfeitas com sua remuneração. No entanto, ao pedir um aumento, você precisa escolher o momento certo com cuidado. Pergunte a si mesmo estas questões ao identificar o momento ideal para pedir um aumento:

Qual é a saúde financeira da empresa?

Se a empresa não está indo bem, não é o momento ideal para pedir um aumento. Como funcionário, você pode estar ciente da situação financeira da empresa. Procure por sinais de alerta, como cortes de gastos ou demissões. Verifique notícias sobre seu empregador ou setor. Faça pesquisas sobre a empresa e analise relatórios financeiros. Mesmo que a saúde financeira da empresa seja boa, essa pesquisa será útil quando você falar com seu gerente.

Como está a carga de trabalho do seu gerente?

Se você sabe que seu gerente está sob muito estresse ou focado em muitas coisas no momento, talvez não seja a hora de pedir um aumento. Prestar atenção aos humores do seu gerente e identificar como ajudá-lo demonstra um nível de maturidade que será útil mencionar na sua conversa sobre remuneração.

Qual é a melhor época do ano para pedir um aumento?

Em muitas empresas, há momentos em que é natural ou conveniente falar sobre remuneração:

Alguns empregadores podem realizar revisões anuais ou trimestrais com os funcionários. Se você tem uma revisão dessas se aproximando, seu empregador pode já esperar discutir sua compensação.

O final do ano fiscal pode ser outra opção. Um ano fiscal é um período de 12 meses que as empresas usam para fins de orçamento e relatórios fiscais. No final desse período (o final de janeiro é comum), os empregadores provavelmente estão fazendo planos de contratação e compensação para o próximo ano.

Se você notar que uma dessas oportunidades está se aproximando, marque-a no seu calendário. Isso lhe dará uma vantagem ao planejar a conversa com seu gerente.

Você completou com sucesso uma tarefa ou projeto significativo?

Se a empresa está indo bem e seu gerente não está muito estressado, mas um momento conveniente para pedir um aumento não está se aproximando, reflita sobre suas conquistas recentes. Você alcançou um marco impressionante ou superou uma meta importante? Se sim, esse pode ser um bom momento para pedir um aumento. Certifique-se de documentar os detalhes das conquistas específicas que você mencionará na sua conversa sobre um aumento. Embora seu gerente possa estar ciente do seu trabalho de forma geral, ele pode não estar atualizado sobre o quão impressionante ele foi.

2. Pesquise tendências salariais

Nesta etapa, você pode estar se perguntando quanto de aumento deve solicitar. Cada trabalho tem um valor de mercado correspondente, geralmente dentro de um certo intervalo. Para saber a faixa salarial do seu trabalho, visite o Indeed Salários e insira seu cargo. Essas informações salariais vêm de mais de 450 milhões de pontos de dados. Você poderá ver a tendência salarial nacional para seu cargo. Em seguida, você pode escolher o estado ou a área metropolitana onde trabalha para obter uma taxa de pagamento adequada para sua cidade. Em cada página de tendência salarial, você verá um valor que é “o mais relatado”. Sua educação, experiência e outros fatores influenciarão como sua taxa de pagamento se compara a esse valor. Aprendendo sobre a tendência para seu cargo e sua cidade, você terá uma base para entender o valor monetário do seu trabalho.

Em seguida, compare seu salário atual com as tendências que está vendo. Onde você se encontra dentro dessa faixa pode afetar o aumento que você solicita. A partir daí, você pode seguir os seguintes passos:

Considere suas qualificações

Considere sua educação, anos de experiência, anos que trabalhou para seu empregador atual e quaisquer habilidades especializadas ou atributos que você traz para a mesa. Tudo isso adiciona valor ao aumentar sua capacidade de realizar o trabalho. Idealmente, seu empregador levaria isso em conta ao determinar sua compensação.

Faça uma lista de suas conquistas

Observe especialmente quais delas adicionaram mais valor à organização. Quando possível, use números concretos para ilustrar uma conquista. Por exemplo: “Lancei um site reestruturado da empresa, resultando em um aumento de 20% nas visitas ao site mês a mês no último trimestre.”

Identifique uma faixa salarial alvo ou aumento de pagamento

Observe que 3% é considerado um aumento médio ou até generoso. Isso não deve necessariamente impedir você de pedir mais, se acreditar que seu pagamento atual está significativamente desalinhado com o que poderia ganhar, mas pode dar uma ideia de onde começar. Você pode usar o Indeed Salários para determinar o salário médio para sua posição. Essas estimativas salariais vêm de dados coletados de anúncios de emprego presentes e passados no Indeed, bem como informações enviadas anonimamente ao Indeed por usuários.

3. Agende uma reunião

É ideal pedir um aumento de salário pessoalmente e em particular. Se você não estiver no mesmo local que seu gerente, tenha a conversa por chamada de vídeo, se possível. Não peça um aumento sem marcar uma reunião no calendário primeiro. O melhor ambiente é uma sala com a porta fechada. Não discuta isso em áreas comuns do local de trabalho, como uma cozinha ou corredor. Se possível, não peça um aumento por e-mail. Se você tem uma revisão de desempenho se aproximando, talvez não precise convidar expressamente seu gerente para uma reunião, pois essa revisão já pode estar no calendário. Se você não está pedindo um aumento durante uma revisão de desempenho, pode querer marcar a reunião no calendário com pelo menos duas semanas de antecedência. Em ambos os casos, é bom informar seu gerente que você planeja discutir sua compensação nesta reunião. Aqui estão algumas linhas que você pode usar na descrição da reunião ou em um e-mail:

“Seria possível dedicarmos algum tempo durante minha revisão de desempenho para discutir minha compensação?”

“Gostaria de agendar uma breve reunião para discutir minha compensação. Por favor, me avise se esse horário funciona para você.”

Você deve abordar o pedido de aumento com o mesmo nível de seriedade que teria para uma entrevista de emprego ou uma apresentação importante, e deve se vestir de acordo. Mesmo que seu local de trabalho tenha um código de vestimenta relaxado, considere se vestir um pouco mais formalmente para essa reunião. Sua aparência pode transmitir ao seu gerente que você entende a importância da conversa.

4. Prepare o que vai dizer

Antes da sua reunião, você deve preparar o que vai dizer para conseguir um aumento. Abaixo, listamos algumas diretrizes e um roteiro de exemplo.

Pratique seu roteiro

Ao se preparar, pode ser útil reconhecer que sentimentos de medo e ansiedade são naturais ao discutir dinheiro. Escrever e praticar um roteiro é uma maneira de gerenciar esses sentimentos. Se você praticar o suficiente, será capaz de seguir o roteiro mesmo quando estiver nervoso. Ao longo do seu roteiro, foque nos motivos profissionais, e não pessoais, pelos quais você merece esse aumento.

Comece com uma abertura

Inicie sua conversa afirmando claramente o propósito da reunião. Você pode considerar linhas de abertura como:

-“Obrigado por reservar um tempo para se encontrar comigo hoje. No meu cargo atual, estou animado para continuar trabalhando em direção aos objetivos principais da empresa e crescer minhas responsabilidades pessoais. Como resultado, gostaria de discutir meu salário.”

-“Obrigado por aceitar esta reunião. Estou animado para compartilhar algumas de minhas recentes conquistas com você e discutir meu salário. Este é um bom momento para isso?”

Se seu gerente estiver aberto à conversa a partir daí, continue com os detalhes: diga a eles o aumento ou valor salarial que você gostaria, cite a pesquisa que fez para chegar a esse número e feche com exemplos do seu trabalho que justifiquem um aumento. Quando der um exemplo do seu trabalho, inclua uma métrica que deixe claro o valor. Aqui estão alguns exemplos de conquistas apoiadas por métricas:

-“Nos últimos meses, planejei e executei nosso maior evento para clientes até agora. O feedback dos participantes superou significativamente as pontuações de satisfação do evento do ano passado, com média de 8 em 10. A geração de leads também aumentou 10% desde o ano passado.”

-“Tenho consistentemente excedido minha meta de vendas, atingindo recentemente 128% da minha meta mensal.”

5. Esteja preparado para perguntas

Se você pediu um aumento em um momento oportuno e apresentou evidências de que merece ser melhor remunerado, é provável que seu gerente considere cuidadosamente seu pedido. Além disso, você pode esperar que ele faça perguntas de acompanhamento, como detalhes sobre suas conquistas recentes ou a pesquisa salarial que você realizou.

Também é provável que haja alguma negociação. Ouça atentamente como seu gerente responde ao seu pedido. Se você se sentir intimidado em algum momento, retorne às suas evidências para reforçar seu argumento. Faça suas próprias perguntas para entender melhor a perspectiva dele. Frases como “Você pode me falar mais sobre…” e “O que estou entendendo é…” podem abrir espaço na conversa para mais compreensão. Aqui está um exemplo de como uma conversa pode se desenrolar:

  • Gerente: “Obrigado pela visão geral. Embora eu concorde que você contribuiu muito para a empresa, um aumento de X% pode não ser possível neste momento.”
  • Empregado: “Pela minha pesquisa, aprendi que X% é um aumento razoável e alinhado com o que eu tenho contribuído. Você pode me explicar por que esse aumento não é possível agora?”
  • Gerente: “Esse valor não está no orçamento agora, mas é algo que eu poderia defender no futuro.”
  • Empregado: “Entendi. O que estou entendendo é que você concorda que meu aumento é apropriado, mas talvez não agora. Como posso ajudar você a defender isso no futuro próximo?”

Claro, existe a possibilidade de você receber uma rejeição ao pedir um aumento salarial. Nesse caso, você deve entender melhor os motivos da rejeição. Faça perguntas como:

  • “Há habilidades ou realizações que você gostaria de ver de mim antes de aumentar minha remuneração?”
  • “Você está satisfeito com meu desempenho geral?”
  • “Há um momento melhor para termos essa conversa em breve?”

Também é normal negociar o aumento salarial que você sugeriu inicialmente. Pode ser necessário pedir um valor menor se houver muita resistência. Se um aumento salarial não parecer possível no momento, você pode considerar perguntar sobre outros elementos da sua compensação, como tempo de férias ou horários flexíveis.

6. Agradeça ao seu gerente

Independentemente de como a conversa sobre seu pedido de aumento terminou, termine agradecendo ao seu gerente pelo tempo dele. Mais tarde naquele dia ou no dia seguinte, envie um e-mail de acompanhamento que recapitule suas razões para pedir um aumento e inclua um resumo da conversa que vocês tiveram.

Se o seu gerente precisar falar com outra pessoa sobre o seu aumento, esse e-mail facilitará para ele ter uma conversa em seu nome. Se ele rejeitar seu pedido de aumento, esse e-mail pode servir como registro da conversa. Você pode decidir solicitar um aumento novamente em uma data posterior e, se o fizer, poderá referenciar esse e-mail naquele momento.

Se você sentir que não está sendo compensado de forma justa e não está progredindo com seu empregador atual, pode ser hora de procurar um novo emprego. No Indeed, você pode pesquisar empregadores e ver como eles são avaliados em termos de remuneração e benefícios, segurança no emprego e avanços na carreira, entre outros fatores.

Conclusão

Solicitar um aumento salarial requer planejamento, pesquisa e uma comunicação eficaz. Ao escolher o momento certo, fundamentar seu pedido com dados e realizações concretas, e estar preparado para discussões e negociações, você pode aumentar significativamente suas chances de sucesso. Lembre-se de que a preparação e a clareza em seus argumentos são fundamentais. Mesmo que o resultado não seja imediato, a conversa abrirá portas para futuras oportunidades e demonstrará ao seu empregador o seu comprometimento e valor. Caso a resposta não seja positiva, use o feedback para se fortalecer e considerar outras possibilidades no mercado de trabalho.

Com conteúdo indeed.com

Deixe um comentário