A CONEXÃO ENTRE A LIMPEZA E A SAÚDE MENTAL

Você já considerou como a limpeza pode afetar sua saúde mental? Estudos indicam que um ambiente limpo pode reduzir o estresse e melhorar o humor. Quais benefícios você acha que poderia experimentar ao manter seu espaço organizado?

Introdução

Manter a casa limpa e organizada não é apenas uma questão de estética, mas também de bem-estar. Estudos têm demonstrado que a limpeza, ou a falta dela, pode ter um impacto significativo na saúde mental. Um ambiente desordenado pode contribuir para o aumento do estresse, prejudicar a concentração e criar um sentimento de confusão e irritabilidade. Por outro lado, uma casa organizada pode promover emoções positivas, proporcionando uma sensação de calma e bem-estar. Neste artigo, exploramos como a desordem afeta nossa mente e os benefícios da limpeza para a saúde mental e física.

Impacto Negativo da Desordem e Bagunça

Manter sua casa limpa e envolver-se no processo de limpeza é benéfico para você. De fato, pesquisas mostram que a limpeza – ou a falta dela – pode ter um impacto direto na saúde mental.

A Desordem Pode Contribuir para o Estresse

Pesquisas demonstraram que viver em um ambiente desorganizado aumenta o estresse. Em um estudo, jovens mulheres cuidavam de um bebê em um ambiente normal ou desordenado. Embora o caos não parecesse afetar o humor ou a responsividade, os níveis de estresse físico eram mais altos para as mulheres em casas desorganizadas. Esses resultados sugerem que os pais devem considerar como a limpeza e a desordem em casa podem impactar seus níveis de estresse.

Outras pesquisas sugerem que a qualidade da habitação, incluindo a limpeza da casa, pode afetar a saúde mental.

A Desordem Pode Levar à Diminuição da Concentração, Confusão e Tensão

Pesquisadores também descobriram que a desordem pode dificultar a concentração em uma tarefa específica. Mais especificamente, eles descobriram que o córtex visual de uma pessoa pode ficar sobrecarregado por objetos não relacionados a uma tarefa específica, tornando mais difícil focar e concluir projetos de maneira eficiente.

De certa forma, a desordem e a bagunça estão ligadas a emoções negativas, como confusão, tensão e irritabilidade, enquanto uma casa organizada produz emoções mais positivas, como calma e sensação de bem-estar.

Para o cérebro, a desordem representa tarefas inacabadas e essa falta de completude pode ser altamente estressante para algumas pessoas. Isso é especialmente verdadeiro quando as pessoas têm preocupações significativas em suas vidas.

A desordem e a bagunça podem criar mais estresse e ansiedade, mas, ao limpar, organizar e reduzir a desordem, as pessoas podem assumir o controle de seu ambiente e criar um espaço mais relaxante que as ajuda a se concentrar melhor nas questões mais importantes de suas vidas.

Benefícios da Limpeza e da Organização

Pesquisas descobriram que a limpeza pode ter vários efeitos positivos na sua saúde mental. Por exemplo, ajuda você a ganhar uma sensação de controle sobre seu ambiente e engajar sua mente em uma atividade repetitiva que pode ter um efeito calmante.

A limpeza também pode melhorar o humor de uma pessoa, bem como proporcionar uma sensação de realização e satisfação. Existem várias razões pelas quais a limpeza pode ajudar a aliviar o estresse. Aqui está uma visão geral de alguns dos benefícios de limpar e organizar sua casa ou escritório.

Limpeza e Saúde Física

Uma casa limpa também impacta sua saúde física. Segundo um estudo da Dra. NiCole Keith, cientista pesquisadora e professora da Universidade de Indiana, pessoas com casas limpas tendem a ser mais saudáveis do que aquelas com casas desorganizadas ou bagunçadas.

Na verdade, a limpeza foi um preditor de boa saúde mais importante do que a possibilidade de caminhar no bairro.

Ganhe Controle Sobre Seu Ambiente

Quando as pessoas sentem que suas vidas estão fora de controle ou estão enfrentando incertezas, a limpeza pode ser uma maneira de afirmar algum controle em suas vidas. A limpeza dá às pessoas uma sensação de domínio e controle sobre seu ambiente.

Um estudo da Universidade de Connecticut descobriu que em tempos de alto estresse, as pessoas recorrem a comportamentos repetitivos como a limpeza porque isso lhes dá uma sensação de controle durante um período caótico. Outras pesquisas descobriram que a organização pode ajudar os idosos a manter uma sensação de controle sobre suas vidas à medida que envelhecem.

Além disso, a desordem e a desorganização podem ser muito distrativas, dificultando a concentração ou a conclusão de outros projetos. Você pode começar a se sentir preso em uma rotina.

Limpeza e Humor

Além dos benefícios de ter uma casa mais limpa, a relação entre uma casa limpa e a saúde mental pode ajudar a reduzir sua ansiedade.

Por exemplo, um estudo publicado na revista Mindfulness descobriu que as pessoas que estavam atentas enquanto lavavam louça – ou seja, que se concentravam no cheiro do sabão e na experiência – relataram uma redução de 27% na nervosidade, além de uma melhora de 25% na “inspiração mental.”

Além disso, ter lençóis limpos e arrumar a cama pode ajudá-lo a ter uma noite de sono melhor. Quando você dorme melhor, isso proporciona uma série de benefícios para a saúde mental, incluindo melhora do humor.

Além disso, a Associação Americana de Ansiedade e Depressão indica que a atividade física da limpeza, juntamente com o resultado final de uma casa mais limpa, ajuda a reduzir o estresse, os sentimentos de ansiedade e os sintomas depressivos. A limpeza também pode reduzir a fadiga e melhorar a concentração.

Limpeza e Foco

Quando sua casa está desorganizada, bagunçada ou extremamente suja, o caos que a bagunça cria pode impactar sua capacidade de se concentrar. A desordem também limita a capacidade do cérebro de processar informações. A atenção visual e o desempenho em tarefas visuais são melhores em situações onde há menos desordem distrativa.

Se você está tendo dificuldade para se concentrar em um projeto, pode tentar organizar seu espaço de trabalho primeiro. Dedicar apenas alguns minutos para organizar suas coisas e limpar qualquer bagunça pode tornar mais fácil concentrar-se e concluir seu trabalho.

Como Incorporar a Limpeza e a Organização em Sua Vida

Quer você esteja lutando contra a depressão, tenha um bebê novo ou apenas tenha uma vida caótica, o conceito de limpeza e organização pode parecer uma tarefa esmagadora que está simplesmente fora do seu alcance agora. De fato, muitas pessoas debatem se a limpeza deve ou não ser uma prioridade.

Mas, sabendo que ter um ambiente mais limpo ajudará a melhorar seu humor e tornará sua vida mais tranquila, pode valer a pena. Aqui estão algumas ideias sobre como incorporar a limpeza em sua vida.

Comece Pequeno

A maioria das pessoas adia a limpeza porque a tarefa parece grande demais para ser enfrentada. Mas, em vez de esperar colocar toda a casa em ordem em um fim de semana, comece pequeno e faça apenas um pouco a cada dia.

Por exemplo, escolha uma coisa que você deseja fazer a cada dia e siga em frente. Um dia você pode separar toda sua correspondência. No dia seguinte, você pode limpar o vaso sanitário e lavar a pia do banheiro. No próximo dia, você pode limpar a bancada da cozinha, e no outro dia, pode pegar todas as roupas espalhadas pela casa e colocá-las em um cesto de roupa suja.

Defina um Timer

Outra opção para começar uma rotina de limpeza é definir um timer e ver quanto você consegue limpar nesse período de tempo. Ou, você pode usar o método de bloqueio de tempo para agendar sua rotina de limpeza e organização.

Se preferir, você pode começar em um quarto, em vez da sala de estar. Desta forma, sua limpeza ajudará a criar um ambiente mais tranquilo que o ajudará a dormir melhor naquela noite.

Mesmo que definir um timer por alguns minutos possa não parecer muito tempo, você pode realizar muito mais do que imagina. Além disso, você não se sentirá sobrecarregado pensando que precisa dedicar três horas do seu sábado à limpeza. Você faz o que puder e depois passa para outra coisa.

Envolva Outras Pessoas

Às vezes você está em um ponto da vida onde uma rotina de limpeza e organização é algo que simplesmente não pode lidar sozinho. Talvez você esteja se recuperando de uma doença grave, gerenciando seu próprio negócio, criando um monte de crianças ou tentando trabalhar e estudar ao mesmo tempo – seja qual for sua situação, se você sabe que não pode realizar tudo o que precisa ser feito sem ajuda, então deve considerar envolver outras pessoas.

Peça Ajuda a Amigos e Familiares

Embora pedir ajuda possa ser difícil, a maioria das pessoas está disposta a ajudar se você pedir. Então, converse com seu parceiro, envolva seus filhos ou peça a um amigo ou parente se eles podem ajudá-lo a se organizar. Além disso, é muito mais fácil enfrentar grandes projetos quando você tem a ajuda de outros.

Obtenha Ajuda Externa

Se você tiver espaço no orçamento, também pode considerar contratar alguém para limpar sua casa uma ou duas vezes por mês. Para manter os custos baixos, considere pedir para que façam apenas as tarefas difíceis, como limpar os banheiros, e você mesmo limpa as outras áreas da casa.

Quando Preocupar-se com Limpeza e Organização

Não há nada de errado em ser organizado e ver na limpeza uma maneira de acalmar os nervos e aliviar o estresse. No entanto, torna-se um problema quando a limpeza e a necessidade de ordem em sua casa começam a se tornar uma compulsão.

Por exemplo, se você não sai com seus amigos ou cancela planos porque não terminou todas as tarefas de limpeza do dia ou da semana, isso pode ser um sinal de que seu hábito de limpeza e organização se tornou uma compulsão.

Da mesma forma, a limpeza pode se tornar um problema se estiver impactando sua saúde física, parecer um pouco obsessiva ou interferir com sua rotina, como fazer você se atrasar para o trabalho ou escola.

Por outro lado, se você está lutando para manter a ordem ou realizar tarefas básicas de limpeza do dia a dia, isso também pode ser motivo de preocupação. A depressão pode dificultar muito encontrar energia e motivação para limpar e manter uma casa organizada.

Quando você está lutando contra sintomas de depressão, os pratos podem se acumular na pia, o lixo pode não ser retirado e a roupa pode não ser lavada. E, uma vez que você começa a ficar para trás nessas tarefas, você começa a se sentir ainda mais desmotivado e sobrecarregado.

Se você está lutando com essas atividades diárias e está experimentando outros sintomas de depressão – como sentimentos de tristeza, falta de energia, irritabilidade e mudanças no sono e no apetite – converse com seu médico ou um profissional de saúde mental licenciado.

Conclusão

A limpeza e a organização não apenas melhoram a aparência da sua casa, mas também oferecem diversos benefícios para a saúde mental e física. Um ambiente limpo e organizado pode reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a concentração. Além disso, a prática da limpeza pode proporcionar uma sensação de controle e realização, especialmente em momentos de caos e incerteza. Incorporar pequenos hábitos de limpeza e organização na rotina diária pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar geral. Portanto, não subestime o poder de uma casa arrumada para promover uma vida mais saudável e equilibrada.

Com conteúdo verywellmind.com

Deixe um comentário