UNIÃO CIVIL VERSUS CASAMENTO: QUAL É A DIFERENÇA?

Qual distinção existe entre união civil e casamento, e como essas modalidades influenciam os direitos e obrigações dos casais?

Introdução

O conceito de união civil e casamento são instituições legais que oferecem proteções e direitos para casais, embora existam diferenças significativas entre ambas as formas de parceria. Enquanto uma união civil é reconhecida apenas a nível estadual e pode não ser considerada legalmente válida em todos os estados, o casamento oferece benefícios tanto em âmbito federal quanto estadual, além de ser amplamente reconhecido pelas religiões. Este texto explora as semelhanças e diferenças entre essas duas formas de união, destacando suas implicações legais e sociais.

O que é uma União Civil?

Uma união civil é uma relação legal entre duas pessoas que oferece proteção legal ao casal ao nível estadual. Se um casal está em uma união civil, eles obtêm direitos de herança, benefícios de emprego, propriedade, direitos parentais e muito mais.

O que é um Casamento?

Casamento é uma relação legal entre duas pessoas que oferece proteção legal ao casal. Casamentos, no entanto, proporcionam benefícios tanto ao nível federal quanto estadual. Casais em um casamento obtêm muitos dos mesmos direitos que aqueles em uma união civil, juntamente com outros, como a capacidade de apresentar impostos federais conjuntamente e benefícios do seguro social.

Casamentos também são reconhecidos por muitas religiões, enquanto as uniões civis podem não ser. Sua igreja ou sinagoga pode reconhecer espiritualmente seu casamento, mas não sua união civil.

Similaridades Entre uma União Civil e um Casamento

Casais em uniões civis e casamentos obtêm muitos dos mesmos benefícios. Se um parceiro morre, o outro pode herdar seus bens. Um parceiro pode ter acesso ao seguro saúde do outro. Pessoas em uniões civis têm os mesmos direitos em relação aos seus filhos que teriam em um casamento. Eles também têm o privilégio de cônjuge, o que significa que um parceiro não pode ser obrigado a testemunhar contra o outro em tribunal.

Obter uma união civil também é um processo muito semelhante ao de um casamento. Você tem que solicitar uma licença, e existem requisitos a serem cumpridos, como ter uma certa idade ou pagar uma taxa. Você pode ter uma cerimônia para santificar sua união civil, assim como pode com um casamento.

Até o processo de terminar um relacionamento é semelhante em ambas as parcerias: uma queixa é apresentada no tribunal de família. Ambas as partes têm que negociar os termos de sua dissolução, e uma pode pedir pensão alimentícia ao outra.

Diferenças Entre uma União Civil e um Casamento

A maior diferença entre uma união civil e um casamento é que a primeira não é reconhecida pelo governo federal. Portanto, você só obterá proteção em nível estadual (e isso pressupondo que você vive em um estado que reconhece uniões civis). Quando você se casa, obtém muitos benefícios do governo federal. Por exemplo, a Administração de Segurança Social concede benefícios aos parceiros em um casamento, mas nem sempre aos de uma união civil. O cônjuge sobrevivente de um veterano pode ser elegível para cobertura de saúde em um casamento, mas nem sempre em uma união civil.

A outra diferença é que, enquanto os casamentos são reconhecidos por todos os estados (se você se casar em Ohio, será reconhecido na Pensilvânia), as uniões civis não são. Isso significa que se você obter um certificado de união civil em um estado e depois se mudar para outro estado, você pode não obter os mesmos benefícios.

Como Determinar Qual é o Melhor para Você

“As uniões civis raramente acontecem mais”, diz Newman. “A verdadeira história delas basicamente foi quando os casamentos entre pessoas do mesmo sexo não eram reconhecidos federalmente, esta era a forma de um casal contornar isso.” Agora que os casamentos entre pessoas do mesmo sexo são reconhecidos federalmente, as uniões civis podem ser muito menos populares e comuns. Na verdade, apenas cinco estados as permitem: Colorado, Havaí, Illinois, Vermont e Nova Jersey. Isso significa que, por padrão, você pode não ser capaz de obter uma se não morar em um desses estados. (Ainda existem outras opções para você, como parcerias domésticas, se você não quiser se casar.)

No entanto, as uniões civis podem ser benéficas em duas circunstâncias, compartilha Newman. A primeira é se você não acredita no casamento ou não gosta da ideia de se casar, mas ainda deseja muitas das mesmas proteções legais. “As pessoas querem estar juntas e querem ter filhos, mas não querem o título ou a pressão societal de estar casadas”, explica ela.

A outra razão é se você não quiser ser reconhecido como casado legalmente pelo governo federal por motivos fiscais. “Isso seria para as pessoas que se enquadram na categoria em que custa mais dinheiro para apresentar impostos conjuntamente”, admite ela. “Isso significa que você não precisa apresentar seus impostos federais como um casal casado. Você pode apresentar seus impostos estaduais como casado e não seus impostos federais se tiver uma penalidade fiscal de casamento.”

Conclusão

Em resumo, a escolha entre uma união civil e um casamento depende das necessidades e preferências individuais de cada casal. Enquanto o casamento oferece uma gama mais ampla de benefícios legais e sociais, a união civil pode ser preferível para aqueles que desejam proteções legais sem os compromissos tradicionais associados ao casamento. Em última análise, seja qual for a opção escolhida, o importante é que os casais tenham acesso a direitos e proteções que lhes permitam construir uma vida juntos com segurança e tranquilidade.

Com conteúdo brides.com

Deixe um comentário