5 PAPÉIS DE UMA ESPOSA SEGUNDO A BÍBLIA

Quais são os cinco papéis fundamentais que a Bíblia atribui à esposa e como esses papéis influenciam o seu relacionamento e a dinâmica familiar?

Introdução

No âmago de um casamento, o papel da esposa é frequentemente um tema de debate e reflexão. Ao longo dos tempos, várias interpretações surgiram, algumas moldadas pela cultura e outras derivadas de fontes religiosas, como a Bíblia. Recentemente, a discussão em torno do papel tradicional da esposa tem ganhado destaque, especialmente à medida que as mulheres compartilham suas experiências e examinam como essa função é percebida tanto culturalmente quanto pelas Escrituras. Nesse contexto, é crucial explorar o que a Bíblia realmente ensina sobre o papel da esposa no casamento e como esses ensinamentos se alinham ou divergem das normas culturais contemporâneas.

Notas do Sermão

Qual é o papel da esposa em um casamento segundo a Bíblia? Por que o Senhor criou a mulher e como ela surgiu? Recentemente, o papel tradicional da esposa tem ganhado destaque, à medida que mulheres compartilham suas experiências e discutem como essa função não é ‘ruim’, contrariando a etiqueta cultural.

Isso se difere das mulheres no mercado de trabalho, na escola, nos negócios. Estamos nos concentrando especificamente no casamento. Se você é solteira, preste atenção para entender os papéis de uma mulher no matrimônio.

Um dos maiores conflitos nos casamentos são as regras não ditas que as pessoas trazem para o relacionamento, as quais não estão alinhadas com as Escrituras.

A Esposa é Uma Parceira que Governará a Criação

O que eu não disse é que a esposa é uma parceira para governar sobre seu marido. Nem disse que a esposa deve ser governada pelo marido.

Gênesis 1:27-28, “Deus criou o homem à Sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou, e Deus lhes disse: ‘Sejam fecundos e multipliquem-se; encham a terra e subjuguem-na; dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os seres vivos que se movem sobre a terra.'”

No início, nosso Deus criou distinções entre masculino e feminino. A cultura atual tenta diluir e confundir essas linhas. Há uma ideologia transgênero que diz que você pode transitar de homem para mulher ou de mulher para homem. Respeito a luta contra a disforia de gênero que adolescentes podem enfrentar. Muitos jovens e adultos lutam com suas identidades. Em vez de ajudar os jovens a navegar essa luta, a cultura incentiva a se render a ela, oferecendo bloqueadores de puberdade e cirurgias.

A Bíblia nos ensina que os cristãos são transformados pela renovação da mente. Disforia de gênero é quando você não se sente, mentalmente, do gênero que seu corpo biologicamente indicou ao nascer. Como cristão, você busca em Cristo e Sua Palavra, e Deus nos ajuda a mudar nossa mente, não nosso gênero. A cultura está disposta a mutilar partes do corpo que funcionam bem por causa de confusão mental. As Escrituras dizem para trabalharmos com nossa mente, vontade e emoções, trazendo-as para o reino de Deus. É completamente diferente.

Deus Abençoa Seu Gênero

A Bíblia diz que Deus os abençoou. Deus abençoa seu gênero dado. Como cristãos, acreditamos que o gênero não é algo que você escolhe. Deus criou você e o projetou dessa maneira. Você pode dizer que não gosta, mas nos submetemos a Deus. Então Deus lhes disse para serem fecundos e se multiplicarem. Ser fecundo não significa cuidar de um jardim ou plantar árvores. Deus literalmente disse aos maridos e esposas para terem relações sexuais e produzirem filhos. Multiplicar significa mais do que apenas substituí-los se morrerem, mas aumentar em número.

Acho interessante que, após criar tudo, Deus criou um ser humano. Fez outro ser humano a partir desse e então lhes ordenou que produzissem mais seres humanos até encherem a terra. Note o comando para dominar. Deus não disse que deveriam exercer domínio um sobre o outro, mas que marido e esposa são parceiros um do outro para dominar sobre a criação de Deus.

A terra não está superpovoada. O céu certamente não está superpovoado e Deus quer que tenhamos filhos. A cultura mata crianças e as descarta, mas Deus ama as crianças.

Quando a Mulher Foi Criada

Gênesis 2:22, “Então, da costela que o SENHOR Deus havia tirado do homem, Ele fez uma mulher e a trouxe ao homem”.

“Mulheres foram criadas da costela do homem para estar ao seu lado, não de sua cabeça para superá-lo, nem de seus pés para ser pisada por ele, mas de debaixo de seu braço para ser protegida por ele, perto de seu coração para ser amada por ele.”

A Esposa é Uma Ajudadora do Seu Marido

Isso não é um papel diminutivo. Deus criou a esposa para ajudar seu marido porque simplesmente o marido precisa de ajuda. Todo marido precisa de ajuda em algumas áreas e as esposas não devem desconsiderar isso ou a si mesmas pensando que são apenas ajudadoras. É um papel muito sério. Os homens precisam se submeter a esse papel dado por Deus e permitir que suas esposas os ajudem. Não seja teimoso ou aja como se não precisasse de ajuda.

Gênesis 2:20, “E Adão deu nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para Adão não se achava ajudadora compatível”.

A palavra “ajudadora” em hebraico é “ezer”, significando uma pessoa que fornece ajuda e assistência necessárias. Essa palavra é usada 21 vezes no Antigo Testamento, e 16 dessas vezes referem-se a Deus. Daí vem a frase o Senhor é meu Ajudador, (Salmo 27:1). O papel de uma esposa é realmente o papel que Deus assumiu no Antigo Testamento para ajudar Seu povo.

A ideia de que você vai viver apenas para a felicidade dele; ele tem um propósito, e você não tem propósito; seu único propósito é ajudar seu marido é completamente falsa e não vem de Deus. Seu marido precisa de ajuda. Deus lhe encheu de dons e habilidades para contribuir para o sucesso dele e dele como pessoa. Isso nos ajuda, como maridos, a perceber que precisamos de ajuda.

Diferenças São Importantes

Muitas vezes é difícil para um homem receber ajuda de uma mulher e uma mulher receber ajuda de um homem porque as áreas em que precisamos de ajuda são as áreas de nossas diferenças. Essas são as áreas em que geralmente somos opostos. Tipicamente, acabamos discutindo porque não queremos aceitar essa ajuda. Queremos provar que não precisamos de ajuda nessa área. Nossas diferenças são destinadas a complementar um ao outro como cônjuges, não trazer conflito.

No início de um relacionamento, os opostos se atraem. No entanto, mais tarde, opostos tendem a atacar um ao outro por causa de suas diferenças. Há um processo de aprendizado de que essas diferenças não estão lá para separá-los, mas para complementá-los. Se formos humildes o suficiente para aprender isso e abraçar como complementar um ao outro com nossas diferenças, isso levará seu casamento a outro nível.

A Esposa é a Coroa do Seu Marido

O marido é a cabeça, mas a esposa é a coroa, não o pescoço. A cultura diz que as esposas são o pescoço e muitas mulheres se orgulham disso. Isso indica controle porque o pescoço controla para onde a cabeça vai. A Bíblia não dá às esposas o papel de pescoço, mas de coroa na cabeça. As Escrituras elevam as esposas mais alto do que a cultura. Uma coroa é um lugar de honra, glória e reconhecimento. Esposas, não se rebaixem ao ponto de vista da cultura.

Provérbios 12:4, “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.”

A palavra “virtuosa” ou “excelente” em hebraico é “ha-yil”, que significa “valor”. Essa palavra é normalmente usada em contextos militares de um homem ou exército que é forte e poderoso na batalha. A formulação do provérbio é muito forte e implica que a esposa é ou uma coroa ou um câncer para o seu marido.

-Comportamentos Matrimoniais Cancerígenos

  • Crítica crônica é câncer para a vida do casamento.
  • Fazer piada dele.
  • Compará-lo com outros homens.
  • Desrespeitá-lo publicamente.
  • Diminuí-lo na frente dos filhos.
  • Envergonhá-lo por não ser espiritualmente suficiente.
  • Sempre dar lições e reclamar dele.
  • Reclamar e ser negativa.
  • Controlar e manipular com lágrimas.
  • Negar sexo.

Esposas, ao negar sexo ao seu marido, vocês o fazem se sentir humilhado por dentro. Ele pode não mostrar, mas isso esmaga o ser interior do seu marido. É assim tão sério. Não estamos defendendo abuso de forma alguma e abordaremos o papel do marido na próxima semana, mas queremos que mulheres e esposas entendam o incrível poder que têm.

Eva influenciou seu marido Adão a desobedecer Deus abertamente, e ele a seguiu. Abigail influenciou Davi a não cometer um derramamento de sangue. Davi estava prestes a ir e matar uma família inteira em vingança, mas as palavras sábias e a abordagem de Abigail mudaram a mente de Davi e o impediram de cometer um terrível erro. Ela não começou culpando-o, acusando-o ou gritando com ele. Ela usou palavras sábias de Deus.

1 Samuel 25:32-33, “Então Davi disse a Abigail: ‘Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, que te enviou hoje ao meu encontro! E bendito seja o teu conselho e bendita sejas tu, que me impediste hoje de ir ao derramamento de sangue e de vingar-me com minhas próprias mãos’.”

Esposas, se seu marido está errado, você pode guiá-lo para o certo, mas não criticando, envergonhando, diminuindo ou constrangendo-o. Quando fazemos isso, na verdade nos aliarmos ao diabo para destruir nosso casamento.

Como agir se seu cônjuge não crê?

1 Pedro 3:1, “Mulheres, da mesma forma, sejam submissas a seus próprios maridos, para que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras pelo comportamento de suas mulheres”.

Algumas das mulheres a quem esse versículo foi escrito tinham maridos não crentes que não iam à igreja com elas durante o período da igreja primitiva.

Uma pergunta comum que as pessoas nessa posição fazem é como posso fazer meu marido amar Jesus? Pedro não diz apenas para ungir a casa com azeite de oliva extra virgem. Não nego que, se ele não é cristão, precisa de libertação, mas como você o leva ao ponto onde ele virá para a libertação é primeiro, não deixe seu marido porque ele não é cristão. Em segundo lugar, pare de dar lições. Depois de ter falado sobre Jesus e seu testemunho, então, com seu comportamento, você pode ganhar seu marido.

Um marido geralmente não é um idiota. Quando ele vê sua esposa transformada após um encontro com Jesus, mesmo que ele não aceite a si mesmo, seja diferente e seja honradora. Quando ele está errado, seja amorosa e orante. Isso muda as pessoas e as transformará, de acordo com o Apóstolo Pedro. Nem todo casamento será mudado por isso, mas acredito que mais casamentos poderiam se beneficiar se nós, esposas, pararmos de ser podridão nos ossos e nos tornarmos a coroa que somos chamadas a ser.

Uma Esposa que Trabalha com Deus

“É seu trabalho amar seu marido. É trabalho de Deus torná-lo bom”

Você pode perguntar como o comportamento da esposa pode mudar o marido. A resposta é que a principal necessidade de um homem é ser honrado e respeitado. Se você não der isso a ele, é muito difícil para ele funcionar como homem. Esposas, sua arma para ganhar seu marido para o Senhor é seu comportamento.

Como esposa, você pode respeitar sem dizer uma palavra e um marido sentirá isso. Assim como as mulheres precisam de segurança e amor, é assim que os homens precisam de honra e respeito. A razão pela qual você honra seu marido não é porque ele é sempre um homem honrado, é porque você é uma mulher honrada. Devemos aprender a ser esposas piedosas e mulheres piedosas.

A Esposa Deve Se Submeter ao Seu Marido

Isso é difícil para muitas pessoas ouvirem que aceitam a cultura moderna. A cultura moderna não honra a submissão. Os humanos são rebeldes por natureza após a queda. A ideia de submissão soa assustadora e diminutiva.

A Bíblia não ensina mulheres a se submeterem a homens, mas esposas a se submeterem a maridos. Isso é especificamente para a unidade familiar, não no mercado de trabalho.

1 Pedro 3:1, “Mulheres, da mesma forma, sejam submissas a seus próprios maridos, para que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras pelo comportamento de suas mulheres.”

Submissão Bíblica

Efésios 5:22-24, “Mulheres, submetam-se a seus próprios maridos, como ao Senhor. Pois o marido é a cabeça da esposa, assim como Cristo é a cabeça da igreja, seu corpo, do qual ele é o Salvador. Portanto, assim como a igreja se sujeita a Cristo, assim também as mulheres devem se sujeitar a seus maridos em tudo”.

A palavra “submissão” do grego “hypotasso” significa colocar ou arranjar sob. Frequentemente usado como um termo militar significando colocar-se sob o comando de um líder. Foi apresentado como uma atitude voluntária de cooperação e confiança em uma figura de autoridade. A submissão não é algo que um marido pode exigir de uma esposa. No momento em que você tem que dizer à sua esposa para se submeter a você, você está errado. É Cristo quem comanda essa submissão. Deve ser dada voluntariamente pela esposa.

Exemplo da Santíssima Trindade

Vemos esse exemplo na Santíssima Trindade em que, embora sejam iguais entre si, submetem-se uns aos outros. Jesus se submete ao Pai e o Espírito Santo glorifica Jesus. Essa mesma ordem é comandada na família. Deus nos dá uma cadeia de comando, não para nos diminuir, mas para nos imitar. A cadeia de comando do céu é do Pai, através do Filho, pelo Espírito. É assim que podemos funcionar adequadamente enquanto permanecemos em unidade, amor e igualdade. Siga o exemplo da Trindade.

Alguns dizem que não precisamos de uma cabeça no casamento. Qualquer coisa sem cabeça é um cadáver morto. Outros podem dizer, temos duas cabeças em nosso casamento. Qualquer coisa com duas cabeças é um monstro. Precisamos de uma cabeça e a Bíblia deixa muito claro quem é a cabeça. Não é a pessoa que é mais inteligente ou mais educada. Deus estabeleceu essas regras em relacionamentos, não para limitar e controlar, mas para empoderar tanto mulheres quanto homens a serem parceiros iguais com uma cadeia de comando para viver em uma comunidade perfeita. Não sabemos mais do que Deus. Os casamentos desmoronam quando não nos submetemos ao desenho original de Deus para ele.

Submissão com Respeito

“A submissão compartilhada não implica inferioridade de uma pessoa, apenas subordinação em grau. Como pessoa, você não será mais inferior ao seu marido do que um cidadão é ao seu governo ou Cristo é a Deus. No entanto, o cidadão é subordinado em grau ao governador. Cristo, em Sua humanidade, era subordinado a Deus. Uma esposa que obedece sem respeito não está em submissão. A reverência da igreja por Cristo é nosso padrão. Você pode não concordar com a decisão em sua posição como cabeça, mas a mãe que reforça as regras do marido e disciplinas, mas deixa seus filhos saberem que ela não concorda com seu marido, não está respeitando seu marido perante seus filhos.”

Um Cristão Ama Deus e a Verdade

Ser cristão não significa que você é odioso. Significa que você ama Deus e Sua verdade, mas também entende que às vezes essa verdade está em contraste com a cultura. A Bíblia afirma claramente que a vida humana tem valor. Em nossa cultura, a vida não tem valor. A cultura está protegendo golfinhos enquanto mata bebês. Então, não podemos simplesmente abraçar a cultura. Algumas verdades de Deus são difíceis ou até dolorosas às vezes. Pode não fazer você se sentir bem o tempo todo, mas Deus está mais interessado em seu futuro do que em sua felicidade imediata. Não devemos nos conformar com a cultura, mas nos conformar com as Escrituras. Como cristãos, não somos chamados a fazer o que é fácil, somos chamados a fazer o que é certo.

A Esposa é Construtora de um Lar

Uma mulher sábia constrói sua casa, não apenas sua carreira. Esta é a situação ideal. Sei que há muitos pais solteiros que não têm outra escolha senão trabalhar.

Efeito em Crianças Criadas por Pais que Ficam em Casa

  • Aumento no desempenho escolar da criança
  • A criança tem menos estresse e agressão
  • O pai sente maior envolvimento na vida diária da criança
  • O pai se sente bem com a escolha de ficar em casa quando vê o valor na vida de seu filho
  • Tem menos estresse sobre o trabalho

Estou falando sobre mulheres que podem se dar ao luxo de ficar em casa para criar os filhos e cujos maridos incentivam isso. Algumas mulheres se sentem pressionadas pela cultura para competir e se esforçar no mercado de trabalho. No entanto, se você puder, vale absolutamente a pena investir seu tempo na criação de seus filhos.

Tito 2:4-5 (NVI), “Assim, elas podem instruir as mulheres mais jovens a amar seus maridos e filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, a serem bondosas e a se submeterem a seus maridos, para que ninguém difame a palavra de Deus”.

Comparação de Esposas da Bíblia e da Cultura

A Bíblia ensina às jovens esposas a amarem seus maridos. A cultura ensina que as esposas não precisam de um marido. A Bíblia diz para amar seus filhos. A cultura diz meu corpo, minha escolha: aborte os filhos. A Bíblia incentiva o autocontrole. A cultura diz para ser selvagem. A Bíblia nos diz para sermos puros. A cultura defende a autonomia sexual. A Bíblia nos instrui a construir nossos lares. A cultura diz que temos que sair da servidão da dona de casa. A Bíblia diz para ser gentil. A cultura diz para ser mal-humorado, rude e amargo. A Bíblia nos ensina a nos submetermos a nossos maridos. A cultura nos diz para nos rebelarmos contra a autoridade.

Um estudo de 2018 conduzido por Welch descobriu que mães que trabalham registram uma média de 98 horas por semana. Isso é equivalente a trabalhar 2,5 empregos em tempo integral. Maridos, vocês podem não ser capazes de pagar esse tipo de salário para suas esposas, mas por favor, digam obrigado e apreciem suas esposas.

Provérbios 14:1, “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata a derruba com suas próprias mãos”.

Deus quer que construamos nossos lares e criemos famílias piedosas. Se você é um pai ou mãe solteira, queremos que saiba que na Hungry Generation estamos orando por você e intercedendo por você. Queremos que você acredite que Deus enviará um bom marido. Nós amamos você e agradecemos por fazer essa contribuição para seus filhos e família. Deus te abençoará.

Conclusão

À luz das reflexões sobre o papel da esposa no casamento à luz das Escrituras, é evidente que a visão bíblica apresenta uma abordagem única, delineando princípios que desafiam as normas culturais predominantes. A esposa é retratada como uma parceira igual, mas com papéis distintos, cuja submissão é uma escolha voluntária em um relacionamento de amor e respeito mútuo. Além disso, a ideia de construir um lar e criar uma família piedosa emerge como um objetivo nobre e valorizado. Enquanto a sociedade moderna continua a debater e evoluir suas percepções sobre o papel da esposa, é fundamental retornar às fontes e examinar de perto os princípios intemporais delineados nas Escrituras.

Com conteúdo hungrygen.com

Deixe um comentário