QUAL DEVERIA SER O ‘PAPEL’ DA ESPOSA NO CASAMENTO?

Qual deveria ser o papel da esposa no casamento: uma análise sobre as expectativas sociais e as dinâmicas de gênero. Será que as definições tradicionais ainda se aplicam ou é hora de reavaliar e promover uma abordagem mais equitativa dentro da instituição matrimonial?

Introdução

No contexto das relações conjugais, a Bíblia apresenta um conjunto de diretrizes que delineiam o papel das esposas na construção de um casamento sólido e harmonioso. Estas orientações, embasadas em passagens bíblicas, destacam a importância de ser uma auxiliadora, respeitar, amar e submeter-se à liderança do marido. Cada um desses aspectos não só fortalece a união matrimonial, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal e espiritual de ambos os cônjuges. Este ensinamento bíblico oferece uma perspectiva valiosa sobre como as esposas podem desempenhar um papel ativo na construção de um relacionamento que reflete os princípios divinos de amor, respeito e harmonia.

Ser uma auxiliadora para seu marido.

Enquanto todos nós somos chamados a ser auxiliadores de outros, a Bíblia coloca um destaque especial nessa responsabilidade para as esposas. Gênesis nos diz que Deus percebeu que não era bom para o homem estar só, e que Ele decidiu fazer uma “auxiliadora adequada para ele” (Gên. 2:18). É interessante notar que o significado hebraico da palavra auxiliadora nesse trecho é encontrado posteriormente na Bíblia apenas para se referir a Deus enquanto Ele nos ajuda. O fato de essa mesma palavra ser aplicada a uma esposa significa que nós, mulheres, recebemos um tremendo poder para o bem na vida de nossos maridos. Deus projetou as esposas para ajudarem seus maridos a se tornarem tudo o que Deus pretende que eles sejam.

Respeite seu marido.

Em Efésios 5:33, Paulo diz: “… a esposa deve respeitar seu marido.” Quando você respeita seu marido, você o reverencia, nota-o, considera-o, honra-o, prefere-o e o estima. Significa valorizar sua opinião, admirar sua sabedoria e caráter, apreciar seu compromisso com você e considerar suas necessidades e valores. Nossos maridos têm muitas necessidades. O homem machão, auto-suficiente, independente e invulnerável é um mito. Um dia, Dennis me deu uma lista do que ele considerava ser algumas das necessidades primárias mais importantes que a maioria dos homens tem:

  • Autoconfiança em sua pessoa como homem
  • Ser ouvido
  • Companheirismo
  • Ser necessário

Atender a essas necessidades é o que respeitar seu marido significa. Para fortalecer a confiança de Dennis, por exemplo, eu tento incentivá-lo sendo sua maior fã. Todo marido quer que sua esposa esteja ao seu lado, para orientá-lo quando necessário, mas, acima de tudo, para ser sua torcedora. Um marido precisa de uma esposa que esteja ao seu lado, acreditando nele, apreciando-o e torcendo por ele enquanto ele sai para o mundo todos os dias.

Ame seu marido.

Tito 2:4 exorta as esposas a “amarem seus maridos.” Uma boa descrição do tipo de amor que seu marido precisa é “aceitação incondicional”. Em outras palavras, aceite seu marido como ele é – uma pessoa imperfeita. Amor também significa estar comprometido com um relacionamento sexual mutuamente satisfatório. Eu entendo que há muito mais no amor do que sexo, mas estamos olhando para como cumprir o mandamento de Deus de amar nossos maridos. Portanto, devemos olhar para o amor do ponto de vista deles, não apenas do nosso. Pesquisas mostram que o sexo é uma das necessidades mais importantes de um homem – se não a mais importante. Quando uma esposa se recusa à intimidade, não está interessada ou está apenas passivamente interessada, seu marido pode se sentir rejeitado. Isso afetará sua autoimagem, o afetará até o cerne de seu ser e criará isolamento. As necessidades sexuais do meu marido devem ser mais importantes e estar mais altas em minha lista de prioridades do que cardápios, tarefas domésticas, projetos, atividades e até mesmo as crianças. Isso não significa que eu devo pensar em sexo o dia todo e todos os dias, mas significa que eu encontro maneiras de me lembrar do meu marido e de suas necessidades. Significa que eu economizo parte da minha energia para ele. Isso me impede de ser egoísta e de viver apenas para minhas próprias necessidades e desejos. Manter esse foco me ajuda a derrotar o isolamento em nosso casamento.

Submeta-se à liderança de seu marido.

Basta mencionar a palavra “submissão” e muitas mulheres imediatamente ficam irritadas e até hostis. Alguns maridos e esposas realmente acreditam que a submissão insinua que as mulheres são inferiores aos homens de alguma forma. Algumas mulheres pensam que se se submeterem, perderão sua identidade e se tornarão pessoas sem importância. Outras temem (algumas com razão) que a submissão leve a ser usadas ou abusadas. Outro equívoco é que a submissão significa obediência cega por parte da mulher. Ela não pode dar nenhuma contribuição ao seu marido, questionar nada e apenas permanecer obedientemente descalça e grávida na cozinha. O que Deus tem em mente? Aqui está um trecho-chave das Escrituras:

Esposas, sede submissas aos vossos próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Mas assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres devem estar em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e irrepreensível. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja, porque somos membros do seu corpo. —Efésios 5:22-30

Ajudando meu marido a se tornar quem Deus pretendia que ele fosse

Essas Escrituras deixam claro que uma esposa deve se submeter voluntariamente à liderança sensível e amorosa de seu marido. Portanto, ao me submeter voluntariamente ao meu marido, estou completando-o. Estou ajudando-o a cumprir suas responsabilidades e a se tornar o homem, o marido e o líder que Deus pretendia que ele fosse. Construir a unidade no casamento funciona melhor quando ambos os cônjuges escolhem cumprir suas responsabilidades voluntariamente, sem pressão ou coerção. Para se tornar o líder-servo que Deus ordenou que ele fosse, Dennis precisa do meu gracioso respeito e submissão. E quando Dennis me ama como é ordenado, posso me submeter mais facilmente a essa liderança. Faço isso com uma atitude de me entregar a Deus. Em uma de suas cartas, Pedro nos disse que mesmo que Jesus tenha sofrido terríveis dores e insultos, Ele não retaliou “mas continuou entregando-se àquele que julga retamente” (1 Pedro 2:23). Quando você entrega sua vida ao Pai, é muito mais fácil ser a esposa de um homem imperfeito, especialmente quando pode haver discordâncias. Um aviso especial: Alguns de vocês podem viver com abuso ou em condições excessivamente insalubres e destrutivas em seu casamento. Às vezes, pode ser inadequado ou até mesmo ameaçador para você aplicar sem questionamento os princípios de submissão. Por exemplo, se você estiver sendo abusada física ou verbalmente, precisará tomar medidas para proteger a si mesma e seus filhos. Se você estiver nessa situação, por favor, procure discernidamente o seu pastor ou alguém sábio que tenha sido treinado para ajudar com seu problema específico. Amar, perdoar e se submeter não significa que você se torne um capacho ou tolere indefinidamente um comportamento significativamente destrutivo.

Como tudo se encaixa

Se você já costurou um vestido, ou tentou costurar um, sabe como um molde funciona. O molde é feito de muitas peças, algumas grandes e outras pequenas, nenhuma das quais se parece precisamente com o produto acabado. Quando você estende o molde e corta o tecido, você não tem uma peça de roupa, mas apenas alguns pedaços de tecido. Quando é montado corretamente e torna-se utilizável com botões, encaixes ou um zíper, essas peças formam um vestido completo. Todo molde tem pares de partes: duas mangas, duas peças do corpete, uma saia dianteira e traseira, e até mesmo o colarinho e as peças do forro geralmente estão aos pares. Um casamento é muito semelhante. Deus projetou um molde mestre para maridos e esposas que, quando seguido, criará um casamento completo, utilizável e belo. Da mesma forma que um vestido pode ser feito em uma variedade de tamanhos e cores com numerosas diferenças de detalhes de um molde para outro, meu casamento pode parecer diferente do seu. À medida que reconhecemos Cristo como Senhor de nossas vidas, devemos trabalhar em nossos casamentos de acordo com o plano de Deus. A chave é para cada esposa seguir o plano de Deus, conhecer sua parte e trabalhar para se encaixar com as responsabilidades de seu marido.

Conclusão

Em síntese, a orientação da Bíblia sobre o papel das esposas no casamento não apenas estabelece diretrizes práticas para a vida conjugal, mas também ressalta a importância de uma abordagem equilibrada e centrada em Deus para nutrir e fortalecer o relacionamento matrimonial. Ao abraçar os princípios de auxílio, respeito, amor e submissão, as esposas podem desempenhar um papel significativo na edificação de um casamento sólido e duradouro. Ao seguir o plano divino para o matrimônio, os cônjuges podem experimentar uma profunda conexão espiritual e emocional, construindo juntos uma união baseada nos valores eternos da fé e do amor.

Com conteúdo familylife.com

Deixe um comentário