8 DICAS PARA LIDAR QUANDO O SEU PARCEIRO É INFIEL

“Como enfrentar a infidelidade no relacionamento? Descubra 8 dicas essenciais para lidar com a traição do seu parceiro e reconstruir a confiança no amor. Como superar essa situação delicada e seguir em frente?”

Introdução

Lidar com a infidelidade em um relacionamento pode ser uma das experiências mais dolorosas e desafiadoras que alguém pode enfrentar. Os sentimentos de choque, agitação, medo e confusão podem ser avassaladores, tornando-se uma verdadeira montanha-russa emocional. Neste texto, discutiremos a importância de aceitar seus sentimentos, buscar ajuda, evitar a vingança e manter os filhos fora dessa situação delicada. Além disso, destacamos a necessidade de cuidar de si mesmo, evitar o jogo da culpa, buscar aconselhamento e ser prático ao lidar com essa difícil fase da vida.

Aceite Seus Sentimentos

Choque, agitação, medo, dor, depressão e confusão são normais. Você provavelmente se sentirá como se estivesse em uma montanha-russa emocional por um tempo. Leva tempo para superar a dor de ter um parceiro infiel. Não espere que a mistura de sentimentos e a desconfiança desapareçam, mesmo se estiver tentando perdoar seu parceiro e reparar seu casamento. Seu casamento mudou e é natural sentir luto pelo relacionamento que você tinha antes.

Não Busque Vingança

Ser traído pelo seu parceiro pode induzir à raiva. Em seu estado furioso, seu primeiro instinto pode ser punir seu parceiro falando mal dele para os amigos (ou pior, nas redes sociais), ou pensar em ter um caso para se vingar. Você pode ter uma sensação temporária de satisfação com esse tipo de ação, mas no final, isso pode funcionar contra você, mantendo-o em um estado de raiva em vez de focar na cura e seguir em frente, sozinho ou juntos.

Pense antes de contar à sua família também. Eles provavelmente terão opiniões fortes sobre o que você deve fazer – sair ou ficar. Mas ninguém realmente entende o que acontece no casamento de outra pessoa. Enquanto você está ponderando como vai prosseguir, é melhor manter os detalhes em particular.

Tente Cuidar de Si Mesmo

Você pode ter algumas reações físicas devido ao estresse, como náuseas, diarréia, problemas de sono (muito pouco ou demais), tremores, dificuldade de concentração, falta de apetite ou excesso de comida. Uma vez passado o choque inicial, faça o seu melhor para comer alimentos saudáveis, manter uma rotina, dormir horas regulares, fazer algum exercício todos os dias, beber bastante água e, sim, se divertir.

Evite o Jogo da Culpa

Culpar a si mesmo, ao seu parceiro ou à terceira pessoa não mudará nada e é apenas energia desperdiçada. Tente não se fazer de vítima, se puder evitar, ou se afundar na auto-comiseração. Isso só fará você se sentir mais impotente e mal consigo mesmo.

Mantenha Seus Filhos Fora Disso

Essa situação é entre você e seu parceiro e não deve envolver seus filhos. Mesmo que você tenha decidido encerrar seu casamento, compartilhar detalhes sobre um caso só colocará seus filhos em uma posição insustentável, causando-lhes ansiedade, fazendo-os se sentirem presos no meio e forçados a tomar partido.

Busque aconselhamento

Não tente enfrentar sozinho o desafio de lidar com a infidelidade. Antes de tomar qualquer decisão sobre encerrar ou não seu casamento, é sábio falar com um terapeuta de casais, que será neutro e pode ajudá-lo a compreender exatamente o que aconteceu. Você pode fazer perguntas ao seu parceiro e compartilhar seus sentimentos sem perder a calma.

Um terapeuta experiente pode ajudá-lo a se comunicar melhor e a processar sentimentos de culpa, vergonha e qualquer outra coisa que você possa estar sentindo. Se decidir encerrar o casamento, saberá que fez o seu melhor para fazê-lo funcionar.

Seja Prático

Se você suspeita que o caso provavelmente levará ao fim do seu casamento, pense em questões práticas, como onde você vai morar, se tem dinheiro suficiente para pagar suas despesas essenciais e, se tiver filhos, o tipo de acordo de guarda que deseja. Você também pode considerar pedir ao seu parceiro que faça exames para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e fazer o mesmo se tiver tido relações sexuais durante ou após o caso.

Leve Um Dia de Cada Vez

A infidelidade é um dos desafios mais difíceis que um casamento pode enfrentar, mas não significa sempre o fim. Conforme você trabalha no pós-caso ao longo do tempo, ficará claro como seguir em frente para que a próxima fase da sua vida, juntos ou separados, possa começar.

Conclusão

A infidelidade é um desafio significativo em qualquer relacionamento, e as emoções que a acompanham podem ser esmagadoras. No entanto, ao aceitar seus sentimentos, buscar ajuda adequada, evitar a vingança, cuidar de si mesmo e buscar aconselhamento, é possível começar a curar e decidir o melhor caminho a seguir, seja para manter o relacionamento ou seguir em frente separadamente. Lembrar-se de levar um dia de cada vez é fundamental, pois o tempo pode trazer clareza e abrir portas para a próxima fase da vida, seja ela juntos ou separados.

Com conteúdo verywellmind.com

Deixe um comentário