5 SINAIS DE QUE ELE SE SENTE INTIMIDADO PELO SEU SUCESSO

“Será que o seu parceiro está se sentindo intimidado pelo seu sucesso? Descubra aqui cinco sinais reveladores que podem indicar que ele está enfrentando inseguranças em relação ao seu progresso profissional e pessoal.”

Introdução

O relacionamento entre duas pessoas é uma jornada que pode ser enriquecedora, mas também desafiadora. Às vezes, questões de insegurança, ciúmes ou falta de apoio podem surgir e afetar a harmonia do casal. Este texto aborda algumas situações comuns em relacionamentos em que um parceiro pode demonstrar atitudes que minam a autoestima e o sucesso do outro. Vamos discutir essas situações e explorar possíveis soluções para manter um relacionamento saudável e equilibrado.

ELE É SARCÁSTICO

A situação

Enquanto procura por uma vaga de estacionamento, você diz que prefere encontrar estacionamento gratuito na rua porque uma vaga na garagem custará $5 por hora. Ele responde: “Porque você não pode pagar?!” Ou se você usa um vestido novo para o jantar e ele brinca perguntando: “Você precisou fazer um empréstimo para pagar por isso?” Cuidado. Provavelmente, há alguma insegurança por trás de suas piadas ácidas.

A solução

Embora ele possa ser bastante engraçado de outras formas, não é tão engraçado quando você se torna o alvo. Pequenos comentários sarcásticos sobre seu estilo de vida saudável ou sua independência financeira podem ser grandes alertas de que ele está desconfortável com seu sucesso, diz Eileen Gallo, uma psicoterapeuta licenciada em Los Angeles que trabalha com casais.

Se você perceber um padrão, diga a ele que seus comentários ácidos a estão deixando desconfortável. Da próxima vez que ele fizer uma observação sarcástica, questione o que ele quis dizer com aquilo. Se ele disser que você está sendo sensível demais, faça uma pausa. Explique que, embora ele normalmente seja de apoio, ele tem magoado seus sentimentos ultimamente com suas piadas. Mostrando um pouco de vulnerabilidade, espero que ele perceba seu papel importante em seu sucesso. Ele deve ser emocionalmente de apoio e encorajador, assim como você seria para ele.

ELE DESANIMA SUA AMBIÇÃO

A situação

A qualquer momento, você pode ter uma lista de metas – pessoais, profissionais, de condicionamento físico, talvez acadêmicas. Olhando para trás em meu diário dos meus 20 anos, era evidente que eu era amante de listas. Eu anotei várias metas de “vida” que esperava alcançar até os 30 anos, incluindo escrever um livro e iniciar meu próprio negócio, ambos dos quais se tornaram realidade.

A solução

Se você está com alguém que prefere viver uma vida mais despreocupada, isso pode não ser um motivo para o término do relacionamento. O que pode ser, no entanto, é se ele não respeita suas ambições. Ele a incentiva ou é rotineiramente pessimista sobre seus planos? Se ele critica seu objetivo, por exemplo, de voltar à faculdade ou buscar uma promoção no trabalho, questione-o mais sobre o porquê. O que está alimentando seu cinismo? Ouça-o. Ele pode ser mais avesso ao risco e ter apreensões válidas que valem a pena considerar. Mas se ele não consegue articular ou fundamentar suas opiniões racionalmente, tome nota. Ele pode estar intimidado com sua determinação.

Antes de terminar o relacionamento, considere que ele pode precisar de garantias de que você também está ansiosa para crescer com ele. Ele pode querer vê-la construir o relacionamento juntos, assim como seus outros objetivos. Sua intimidação pode decorrer de se sentir negligenciado ou inseguro sobre o quão importante ele é para você. Mostrar afeto, programar momentos a sós frequentes e lembrar a ele o quanto seu apoio significa para você pode fazer com que ele se sinta mais seguro.

ELE DIMINUI SEU SUCESSO

A situação

Ele menospreza suas conquistas apenas para se sentir mais adequado ou superior?

A solução

Pedir a ajuda ou conselho dele com o que você está trabalhando pode ajudá-lo a sentir que está contribuindo para seu sucesso e reduzir seus sentimentos de inadequação em relação a isso. Seja você se preparando para sua próxima maratona ou se preparando para uma grande reunião de vendas, peça seu conselho e apoio. Como a treinadora de casais Kavita J. Patel explica, para se sentirem profundamente satisfeitos em seus relacionamentos, os homens querem fazer suas mulheres felizes e prover de alguma forma. Então, aproveite isso! Ele pode não estar cuidando de você financeiramente, mas quais são algumas outras maneiras – grandes e pequenas – que ele pode contribuir? “Seja vulnerável e deixe-o de alguma forma, seja emocionalmente ou fisicamente”, diz Patel. Essa estratégia pode fazer com que ele se sinta como um importante contribuinte para o seu sucesso, assim como para sua vida.

ELE É PASSIVO-AGRESSIVO

A situação

O comportamento passivo-agressivo pode ser verbal e não verbal. É uma maneira comum de expressar ressentimento, desaprovação, raiva ou tudo isso. Exemplos comuns incluem dar-lhe o tratamento silencioso, procrastinar ou agir de forma agressiva. Se você ganha mais dinheiro ou ocupa um cargo mais prestigioso, seu comportamento passivo-agressivo pode se manifestar quando, por exemplo, ele chega atrasado – ou nunca – em eventos importantes ou deixa de interagir com seus colegas de trabalho.

No meu livro “Quando Ela Ganha Mais”, uma mulher que é a principal provedora reclama de como seu marido parece nunca encontrar tempo para ajudar em casa ou preparar o almoço das crianças porque ele está “muito ocupado com o trabalho”. Mas se enterrando em seu trabalho, ela percebe, é a maneira passivo-agressiva dele lidar com as frustrações não ditas de que ela ganha mais do que ele.

A solução

Ela provavelmente está certa, mas o que pode ajudá-la (e você, se estiver nesta situação) é ter uma conversa aberta e franca sobre o “propósito” mútuo no relacionamento. Se você se encontra duvidando da força e viabilidade do relacionamento, tente definir ou redefinir o propósito pelo qual estão juntos.

Em minha pesquisa para o livro, descobri também que, embora pedir sua ajuda seja importante, é ainda melhor pedir sua total responsabilidade por algo importante para ambos. Por exemplo, é uma coisa pedir a ele para “ajudar” a fazer o jantar de vez em quando. É outra coisa pedir a ele para escolher uma área importante em sua vida compartilhada que ele possa assumir completamente e consistentemente, como fazer compras de supermercado e tudo relacionado à cozinha (planejamento e preparação de refeições, fazer lanches, abastecer a despensa, etc). Se tudo correr conforme o planejado, psicologicamente, ele se sentirá mais como um “provedor”, e você pode eliminar uma grande fonte de estresse em sua vida.

ELE A FAZ SENTIR-SE CULPADA

A situação

Se um cara a faz se sentir indigna ou culpada por seus méritos ou trabalho árduo, ele provavelmente está inseguro sobre seu próprio sucesso em comparação.

A solução

Dito isso, lembre-se de que sentimentos de culpa e vergonha podem ser autoinfligidos. Isso é especialmente verdade para as mulheres. Pesquisadores na Espanha descobriram que, em geral, as mulheres inibem mais a culpa do que os homens (principalmente devido à genética). Portanto, se você se encontrar, por exemplo, escondendo compras dele ou escondendo a verdade sobre sua última promoção, pergunte a si mesma por que. É em reação à crítica dele? Ou você está lutando internamente com a posse e o orgulho de suas decisões e sucesso devido a inseguranças pessoais? Se for o último, abra-se com seu parceiro de qualquer maneira e peça sua ajuda. Não se afunde na culpa.

Conclusão

Em um relacionamento, é fundamental reconhecer e abordar qualquer comportamento prejudicial que possa surgir, como sarcasmo, desânimo, diminuição do sucesso, passividade-agressiva e culpa induzida. A comunicação aberta e honesta é a chave para superar essas questões. Ao identificar e enfrentar esses problemas, os parceiros podem trabalhar juntos para fortalecer o relacionamento, apoiar um ao outro em suas metas e conquistas, e promover um ambiente de respeito e amor mútuo. O crescimento pessoal e o sucesso de ambos podem prosperar em um relacionamento saudável e harmonioso.

Com conteúdo hermoney.com

Deixe um comentário