5 DICAS PARA FAZER UM CASAMENTO À DISTÂNCIA FUNCIONAR

“Organizar um casamento à distância pode parecer desafiador, mas com planejamento e criatividade, é possível torná-lo memorável. Quais são as cinco dicas essenciais para fazer um casamento à distância funcionar perfeitamente e unir os corações mesmo quando os quilômetros os separam?”

Introdução

O texto enfatiza a importância da comunicação e da manutenção de um relacionamento saudável em casamentos à distância. Diante dos desafios da separação geográfica, a autora, Barnett, oferece dicas valiosas para que casais mantenham a conexão emocional e a intimidade, destacando a necessidade de comunicação aberta, investimento de tempo juntos, priorização da intimidade emocional e sexual, e a importância de encarar a relação como uma equipe.

Ao final deste artigo você verá com clareza pela ótica das Constelações Familiares as dinâmicas inconscientes de que “dicas para fazer um casamento à distância funcionar”.

Priorize a Comunicação

A dica número um, de acordo com Barnett, é “comunicação frequente e aberta”. Vivemos na era da tecnologia moderna — realmente não há desculpa para passar um dia sem falar com seu parceiro. Embora cada casal encontre sua própria cadência de comunicação, tente enviar mensagens pelo menos algumas vezes durante o dia para manter um senso de presença e normalidade um para o outro. Você quer se sentir conectado e próximo, e as mensagens proporcionam esse tipo de conforto regular. “Considere as ferramentas de comunicação que está usando e seu impacto nas palavras da sua mensagem”, acrescenta Barnett. Às vezes, pode ser difícil interpretar o tom de uma mensagem de texto, por exemplo, então tenha em mente que talvez precise escolher suas palavras com mais cuidado ao comunicar sentimentos como entusiasmo ou frustração.

Não espere que tudo seja interpretado exatamente como você pretendia — a comunicação à distância deixa bastante espaço para interpretações errôneas, portanto, tente encarar esses momentos com paciência em relação ao seu parceiro.

Invista no Tempo Juntos

Claro, longas chamadas telefônicas — idealmente via FaceTime ou Zoom — depois do trabalho ou à noite são ideais e proporcionam espaço para ambos debaterem sobre o dia, talvez jogar um jogo ou rir juntos, compartilhar pensamentos mais íntimos e se conectar antes de dormir. Como vocês vão passar a maior parte do tempo separados, é sábio se comprometerem a se verem por vídeo todos os dias. Alocar tempo dedicado ao seu parceiro é extremamente importante — e não apenas uma conversa rápida, mas uma hora ou algo assim. Da mesma forma como reservamos tempo para um parceiro que vive no mesmo lugar, temos que reservar tempo para um parceiro à distância.

Se você não está satisfeito com a cadência de comunicação entre você e seu cônjuge, não guarde isso para si mesmo. É importante compartilhar com eles que você não está se sentindo bem informe-os, com delicadeza, que precisa que algo mude para se sentir confortável e apoiado. Quanto mais frequentemente e abertamente você se comunicar sobre desafios pessoais e compartilhados, mais próximo vocês se sentirão.

Reserve Tempo para a Intimidade Emocional

Barnett enfatiza que a intimidade emocional não deve ser ignorada quando se está em um casamento à distância. Pode ser fácil entrar em uma rotina de trocar mensagens durante o dia, conversar por telefone à noite e depois ir para a cama. Tentar encontrar maneiras de criar uma conexão emocional íntima com seu parceiro pelo menos a cada poucos dias é importante, seja recorrendo a conversas profundas, revisitando seus sonhos e esperanças compartilhados ou pedindo a eles que compartilhem como realmente estão se sentindo lá no fundo ser um bom ouvinte aqui é fundamental.

Priorize a Conexão Sexual

Mesmo que estejam a quilômetros de distância e que não seja tão natural quanto o toque físico, “manter uma dinâmica sexual saudável” é de extrema importância em um casamento à distância, explica Barnett. Sim, levará tempo para que ambos os parceiros se acostumem a conexão sexual à distância requer prática!  mas é vital criar espaço e conversar com seu parceiro sobre o que ambos desejam nesse departamento. Talvez planejem ter uma chamada de vídeo sexy a cada semana, acendam velas, coloque uma música suave, vistam algo sexy, joguem um jogo  e façam da conexão sexual a prioridade.

Lembre-se de que Você é uma Equipe

Tudo em seu casamento à distância será um pouco mais fácil se você continuar lembrando que você e seu cônjuge são uma equipe. De acordo com Barnett, se vocês se comunicarem como uma equipe e resolverem problemas como uma equipe, estarão a caminho de manter um relacionamento saudável, apesar da distância. Claro, não será fácil, conflitos certamente surgirão e ambos terão dias difíceis, mas trazer essa filosofia para seu relacionamento e conversas só ajudará a fortalecer sua conexão, não importa quantas milhas estejam entre vocês dois.

Constelação Familiar de Bert Hellinger

A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica desenvolvida por Bert Hellinger que tem como objetivo explorar e resolver questões familiares, incluindo padrões de relacionamento, conflitos e problemas de comunicação. Essa terapia se baseia na ideia de que muitos problemas emocionais e relacionais têm suas raízes em dinâmicas familiares não resolvidas. Durante uma sessão de Constelação Familiar, um facilitador ajuda o cliente a representar membros da família em um espaço físico, criando uma representação visual das dinâmicas familiares. Isso pode ajudar a identificar bloqueios, crenças limitantes e emoções reprimidas que afetam a vida do cliente.

No contexto do texto, a Constelação Familiar pode ser benéfica para casais que enfrentam um relacionamento à distância. Ao explorar questões familiares e dinâmicas familiares subjacentes, os parceiros podem compreender melhor suas próprias necessidades, medos e expectativas em relação ao relacionamento à distância. Isso pode ajudá-los a melhorar a comunicação, a lidar com possíveis conflitos e a fortalecer a conexão emocional. Além disso, a Constelação Familiar pode auxiliar na identificação de padrões de relacionamento que podem estar afetando negativamente o casamento à distância, oferecendo insights para superar esses desafios e construir um relacionamento mais saudável e equilibrado.

Conclusão

Manter um relacionamento à distância pode ser desafiador, mas seguindo as orientações apresentadas no texto, é possível fortalecer a conexão entre os parceiros e construir um casamento sólido, independentemente da distância física. Priorizar a comunicação, investir tempo juntos, cultivar a intimidade emocional e sexual e lembrar-se de que ambos são uma equipe são fundamentais para superar as dificuldades da separação geográfica e manter um relacionamento saudável e duradouro.

Com conteúdo brides

Deixe um comentário