DIFERENTES TIPOS DE INFIDELIDADE

“Diferentes tipos de infidelidade podem afetar relacionamentos de diversas maneiras. Como identificar esses tipos de infidelidade e lidar com eles de forma eficaz para manter a saúde do relacionamento?”

Introdução

A infidelidade é um tema complexo que pode abalar profundamente os alicerces de um relacionamento comprometido. Envolve quebrar a lealdade a um parceiro, comprometendo a confiança mútua. Existem diversos tipos de infidelidade, cada um com suas próprias razões e implicações. Neste texto, exploraremos os cinco tipos de infidelidade – oportunista, obrigatória, romântica, romântica conflituosa e comemorativa – e discutiremos como esses comportamentos podem afetar os relacionamentos. Além disso, abordaremos a possibilidade de sobrevivência de um relacionamento após a traição e os próximos passos a serem considerados.

O Que É Infidelidade?

A infidelidade, ou traição, é o ato de ser desleal a um cônjuge ou outro parceiro comprometido. Geralmente significa envolver-se em relações sexuais ou românticas com alguém que não seja o seu parceiro principal, quebrando um compromisso ou promessa no processo.

Os Cinco Tipos de Infidelidade

Existem cinco tipos diferentes de infidelidade: oportunista, obrigatória, romântica, romântica conflituosa e comemorativa. Aqui, detalhamos cada um deles e o que podem significar para o seu relacionamento no futuro.

Infidelidade Oportunista

A infidelidade oportunista ocorre quando alguém está apaixonado e ligado ao seu parceiro, mas cede ao desejo sexual por outra pessoa. Geralmente, esse tipo de traição é impulsionado por circunstâncias situacionais ou oportunidade, comportamento de risco e uso de álcool ou drogas. Como diz a psicóloga social Theresa E. DiDonato: “Não cada ato de infidelidade é premeditado e motivado pela insatisfação com um relacionamento atual… Talvez eles estivessem bebendo ou de alguma outra forma foram lançados em uma oportunidade que não esperavam.” Embora isso certamente não seja uma desculpa para o comportamento, pode ajudar a entender por que aconteceu.

Depois do ocorrido, quanto mais apaixonada uma pessoa estiver por seu parceiro, mais culpa ela sentirá como resultado do encontro sexual. No entanto, os sentimentos de culpa tendem a diminuir à medida que o medo de serem descobertos diminui.

Infidelidade Obrigatória

Este tipo de infidelidade é baseado no medo de que resistir às investidas sexuais de alguém resultará em rejeição. As pessoas podem ter sentimentos de desejo sexual, amor e apego por um parceiro, mas ainda assim acabam traindo porque têm uma forte necessidade de aprovação. Além disso, sua necessidade de aprovação pode fazê-los agir de maneiras que estão em conflito com seus outros sentimentos. Em outras palavras, algumas pessoas traem não porque querem trair, mas porque precisam da aprovação que vem junto com a atenção de outros.

Infidelidade Romântica

“Às vezes (mas nem sempre) uma deficiência em um relacionamento existente leva as pessoas a terem casos extraconjugal”, diz DiDonato. Este tipo de infidelidade ocorre quando o infiel tem pouca ligação emocional com seu parceiro. Eles podem estar comprometidos com o casamento e tentando fazê-lo funcionar, mas desejam uma conexão íntima e amorosa com outra pessoa. Mais do que provavelmente, o compromisso com o casamento os impedirá de deixar seu cônjuge. A infidelidade romântica significa dor para o outro homem ou mulher e para o parceiro infiel, raramente se transforma em um relacionamento de longo prazo. Os problemas matrimoniais têm que ser bastante graves antes que um cônjuge deixe o casamento por outra pessoa.

Infidelidade Romântica Conflituosa

Este tipo de infidelidade ocorre quando as pessoas experimentam amor genuíno e desejo sexual por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Apesar de nossas noções idealistas de ter apenas um verdadeiro amor, é possível experimentar um amor romântico intenso por várias pessoas ao mesmo tempo. Embora tais situações sejam emocionalmente possíveis, são muito complicadas e tendem a criar muita ansiedade e estresse. Nesse caso, os parceiros infiéis, na tentativa de não causar nenhum dano a ninguém, muitas vezes acabam machucando todos.

Infidelidade Comemorativa

Este tipo de infidelidade ocorre quando uma pessoa está em um relacionamento comprometido, mas não tem sentimentos por seu parceiro. Não há desejo sexual, amor ou apego, apenas um senso de obrigação mantendo o casal junto. “A falta de amor e a falta de compromisso com um parceiro romântico atual estão ligadas a sentimentos gerais de insatisfação no relacionamento”, diz DiDonato.

Essas pessoas justificam a traição dizendo a si mesmas que têm o direito de buscar o que não estão recebendo em seu relacionamento atual. Desejos sexuais não realizados podem facilmente entrar em jogo aqui. “Talvez em seu relacionamento estabelecido, as pessoas não estejam se envolvendo na frequência de sexo, no estilo de sexo ou em comportamentos sexuais específicos que desejam”, acrescenta DiDonato. “Isso pode contribuir para suas razões para trair.”

É importante, por uma questão de aparência, que o relacionamento atual dure. O infiel não quer ser visto como um fracasso, então eles permanecem em um relacionamento infeliz e buscam satisfazer suas necessidades fora do relacionamento.

Próximos Passos Após a Traição

Agora que sua confusão foi esperançosamente aliviada, cabe a você decidir quais passos tomar a seguir. Casamentos e relacionamentos podem sobreviver à infidelidade, mas se o seu sobreviverá ou não dependerá do tipo de infidelidade que ocorreu e de quanto esforço ambos estão dispostos a colocar. É senso comum saber que um infiel oportunista trairá independentemente de quantas vezes sua traição foi descoberta e perdoada. Dito isso, quaisquer outros motivos pelos quais seu cônjuge trai não significam que eles não trairão novamente, então tenha isso em mente ao decidir quais passos tomar a seguir.

Conclusão

A infidelidade é um problema que pode surgir em qualquer relacionamento, independentemente de quão sólido ele pareça ser. Cada tipo de infidelidade tem suas próprias raízes e consequências, algumas mais desafiadoras do que outras para superar. No entanto, é importante lembrar que a infidelidade não é necessariamente o fim de um relacionamento. A comunicação aberta, a compreensão das motivações por trás da traição e a disposição de ambas as partes em trabalhar juntas para reconstruir a confiança podem ser fundamentais para a sobrevivência do relacionamento

Com conteúdo brides

Deixe um comentário