11 MANEIRAS DE REACENDER A CHAMA NO SEU RELACIONAMENTO

“Descubra 11 maneiras eficazes de reacender a chama no seu relacionamento. Como você pode revitalizar a paixão e a intimidade em seu relacionamento a longo prazo?”

Introdução

O texto aborda um aspecto fundamental dos relacionamentos de longo prazo: a inevitabilidade de que a paixão inicial se transforme em algo mais profundo, baseado na intimidade e na conexão. Ao longo do tempo, é comum que as borboletas no estômago deem lugar a uma sensação de conforto e segurança. No entanto, isso não significa que o amor tenha desaparecido. Neste contexto, o texto apresenta várias dicas para reacender a paixão em relacionamentos duradouros, incluindo a recriação de momentos especiais, compartilhamento de segredos, atividades emocionantes, gratidão, comunicação aberta e até mesmo a distância temporária entre o casal.

Primeiramente, é normal não se sentir “apaixonado” o tempo todo

“Quando você se apaixona pela primeira vez, há empolgação e paixão”, diz a assistente social clínica licenciada e especialista em relacionamentos Kelli Miller. “À medida que seu relacionamento cresce, ele se torna mais sobre intimidade e conexão.” Portanto, se aquelas borboletas voaram embora, não se preocupe – isso não significa que seu amor tenha morrido. “A primeira coisa a perceber sobre estar em um relacionamento de longo prazo é que ele tem altos e baixos”, diz Miller. “O que você sente no início é impossível de sustentar.”

Para reacender a paixão, tente revisitar o começo

Embora você não possa esperar que aquela sensação efervescente dure para sempre, você pode revisitar os lugares onde as borboletas decolaram. Jennifer Levy, uma conselheira profissional e terapeuta sexual certificada, diz que as primeiras fases de um relacionamento são “marcadas por poderosos sentimentos de infatuação, fantasias e desejo.”

Para trazer esses sentimentos de volta, “volte para a área onde se conheceram ou ficaram noivos”, diz ela. Amiira Ruotola, co-autora de “Como Manter Seu Casamento Interessante”, também recomenda uma caminhada pela memória. “Ir a lugares onde têm ótimas lembranças juntos pode lembrá-los de que são pessoas interessantes que gostam um do outro”, diz ela. “Às vezes, precisamos de um estímulo sensorial para reacender uma faísca adormecida.”

Traga a intimidade de volta compartilhando segredos

Intimidade não se resume apenas ao sexo, mas sim à proximidade entre vocês dois. Se você se sente desconectado, tente contar ao seu parceiro um segredo que nunca revelou a ninguém antes. “Quando os casais são acolhedores e não julgam os segredos de seus parceiros, fortalecem sua conexão”, diz Suzann Pileggi Pawelski, coautora de “Felizes Juntos”, que escreveu com seu marido, James Pawelski, PhD. Seja uma lembrança da infância, um sonho vívido ou uma fantasia, quando você compartilha essas verdades, está dizendo “eu confio em você”, o que ajuda a restabelecer um vínculo emocional. E isso pode ser muito sexy.

Acelere seus corações juntos

Se você assiste ao programa The Bachelor, já viu como o bungee jumping pode aproximar duas pessoas (bem, pelo menos temporariamente). Elas podem parecer perdidamente apaixonadas, mas é a adrenalina e as endorfinas que estão acelerando as coisas.

“Estudos mostram que a adrenalina aumenta a atração”, diz Miller. Portanto, se você deseja que seu coração volte a bater forte, tente literalmente acelerá-lo. Se pular de uma ponte não é o seu forte, Miller sugere ir a um parque de diversões, uma casa mal-assombrada ou qualquer coisa nova e aventureira que interesse a ambos.

Não subestime o poder de um “obrigado”

Kira Bartlett, PsyD, diz que uma das maneiras mais fáceis de manter a chama acesa é reconhecer as coisas que seu parceiro faz. Então, se você sente que seu relacionamento está perdendo força, torne-se uma prática diária dizer ao seu parceiro (em uma mensagem de texto ou pessoalmente) algo que você aprecia. Por exemplo, “Obrigado por tirar o lixo. Eu sei que não pareço notar, mas é uma grande ajuda.” Pileggi Pawelski diz que a gratidão é uma das emoções positivas mais importantes para relacionamentos saudáveis. “Quando expressa regularmente, a gratidão tem mostrado ser um impulso para a satisfação”, diz ela.

Queime suas ressentimentos

De acordo com Juliana Morris, terapeuta e especialista em sexo certificada, uma maneira de reacender um relacionamento em declínio é literalmente acender um fogo. “Sente-se juntos e, em pedaços de papel pequenos, escrevam seus ressentimentos de forma privada”, diz ela. Em seguida, use um recipiente ou tigela para queimar os papéis com a intenção de liberar os sentimentos negativos. Quando feito corretamente – ou seja, garantindo que o foco permaneça na cura e no avanço, e não ressuscitando o passado – Morris diz que isso pode ser uma prática “divertida e libertadora”.

Tire o sexo da equação

Pode parecer contraproducente, mas para reacender a paixão, pode ser melhor deixar o sexo de lado – pelo menos por um tempo. “Para alguns casais, retirar a pressão de fazer sexo pode ajudar a reavivar o romance e a conexão”, diz Morris. Ela sugere experimentar uma regra de “qualquer coisa menos”: “Beijar e dar as mãos e ir até o segundo base, mas é só isso”, diz ela. “Não ir até o fim pode ajudar a relaxar a situação, além de permitir a vulnerabilidade e criar uma acumulação de tensão sexual.”

Tenha sexo na equação

Por outro lado, apimentar sua vida sexual também é uma boa ideia. Às vezes, Morris recomenda aos seus clientes que experimentem um desafio de 30 dias de sexo. “Quando você se compromete a fazer sexo todos os dias, pode ser divertido antecipá-lo”, diz ela. Cori Dixon-Fyle, fundadora e psicoterapeuta na Thriving Path, também recomenda mudar a rotina. “Mudar quando, onde, como e quem inicia o sexo pode fazer com que um relacionamento de longo prazo pareça novo novamente”, diz ela. No entanto, se sua vida sexual estiver tão estagnada que você sinta que nada ajudará, Morris sugere procurar um terapeuta sexual licenciado que possa ensinar que “a conexão sexual é algo que merece atenção”, diz ela.

Conforme você começa a reavivar seu relacionamento, planeje encontros secretos um para o outro

É sempre bom ser lembrado, e é bom fazer algo legal para o seu parceiro. Portanto, uma vez por mês, revezem-se para planejar encontros um para o outro. “Simplesmente diga ao seu parceiro como se vestir, desde roupas esportivas até formais”, sugere Dixon-Fyle. “A surpresa do encontro adicionar desejo e mistério”, explica ela. Pileggi Pawelski também recomenda planejar encontros um para o outro. Mas cuidado: se você odeia futebol e seu parceiro é obcecado, não o leve a um bar para assistir a um jogo. Você vai resmungar o tempo todo. Em vez disso, Pileggi Pawelski sugere identificar uma das forças do seu parceiro e combiná-la com as suas. Por exemplo, se você gosta de aprender e seu parceiro é criativo, façam uma aula de pintura juntos.

Dê um espaço um ao outro

Lembra-se quando você estava namorando pela primeira vez e via seu parceiro do outro lado da sala? Levy diz que “a distância cria desejo e expectativa” e sugere esse pequeno jogo: da próxima vez que saírem juntos, sentem-se em lados opostos do bar. “Você nunca sabe que sentimentos vai despertar”, diz ela. Miller também concorda que a distância pode ajudar a revitalizar um relacionamento que está perdendo o brilho, mas sugere levar isso um passo além, passando um tempo separados um do outro. (Alguém mencionou uma viagem com as amigas?) “Às vezes, precisamos de um tempo longe para realmente sentir falta do nosso parceiro e lembrar do que temos em casa esperando por nós”, diz ela.

Conforme você se apaixona novamente, certifique-se de cuidar de si mesmo

Quando você está em um relacionamento por tanto tempo, pode ser difícil lembrar onde seu parceiro termina e você começa. Infelizmente, essa é uma maneira certa de sufocar a chama. “É difícil se sentir atraído por alguém que perdeu sua autonomia e identidade individual”, diz Dixon-Fyle. Ela sugere reavivar a paixão em seu relacionamento alimentando-se primeiro: Encontre um hobby, defina metas profissionais ou faça trabalho voluntário. “Não apenas ter interesses individuais lhe dará algo para conversar”, diz Dixon-Fyle, “mas quando você está feliz consigo mesmo, define o padrão de como os outros o amam”.

Conclusão

A manutenção da paixão e do vínculo emocional em relacionamentos de longo prazo é um desafio comum que muitos casais enfrentam. Como o texto destacou, a transformação da paixão inicial em intimidade e conexão profunda é um processo natural, mas isso não significa que a chama do amor tenha que se apagar. Ao aplicar as estratégias mencionadas, como relembrar momentos especiais, compartilhar segredos, experimentar atividades emocionantes e demonstrar gratidão, os casais podem revitalizar seu relacionamento e manter a paixão viva.

Com conteúdo oprahdaily.com

Deixe um comentário