6 PASSOS SIMPLES PARA MEDITAR E MELHORAR SEU BEM-ESTAR MENTAL E CARREIRA

Você já pensou em como a meditação pode transformar sua vida? Descubra 6 passos simples para meditar e melhorar seu bem-estar mental e carreira! Prepare-se para uma jornada de autoconhecimento e crescimento profissional.

Introdução

A meditação, muitas vezes associada a complexas práticas espirituais ou longos períodos de silêncio, é, na verdade, uma ferramenta acessível e altamente benéfica para todos, especialmente no ambiente de trabalho. Estudos científicos têm demonstrado que a meditação pode aumentar a eficiência, produtividade, clareza mental e bem-estar emocional. Ela não exige uma desconexão do mundo ou esvaziamento da mente, mas sim a observação e aceitação dos padrões mentais. Este artigo explora como a meditação pode ser incorporada facilmente ao dia a dia e os benefícios que ela pode trazer, mesmo com práticas curtas e simples.

Meditação é Mais Fácil do Que Você Pensa

A meditação aproveita os circuitos sociais do cérebro e reinicia e recarrega sua mente durante o dia de trabalho. Uma grande quantidade de estudos científicos mostra que ela nos permite ser mais eficientes e produtivos, além de navegar pelas dificuldades do ambiente de trabalho com clareza, autocompaixão, coragem e criatividade. Durante o fluxo de trabalho, a meditação melhora a saúde mental e os processos cognitivos, mitiga o estresse e previne o esgotamento profissional.

O objetivo da meditação não é se desligar, esvaziar a mente, se afastar do mundo ou se sentir eufórico. O objetivo é observar os padrões habituais da mente, como se você estivesse inspecionando uma mancha na sua mão. Ao fazer isso, outros pensamentos vão distraí-lo, e isso faz parte do processo de meditação.

Se você desiste porque tentou meditar e não conseguiu, não desista. É mais fácil do que você pensa. Provavelmente, o motivo é que você aborda a prática como uma tarefa de trabalho, com muito esforço e pressão autoimposta. Ou talvez você exija que você se sente por um longo período, mesmo que seja desconfortável, para limpar a mente. Mas não é assim que a meditação funciona. O verdadeiro segredo é dedicar cinco minutos ou menos para focar em algo e prestar atenção plena nisso.

Meditação de Consciência Aberta

A meditação de consciência aberta — observar pacificamente o que está acontecendo ao seu redor no momento presente — permite que você medite enquanto realiza suas atividades diárias. Em apenas 60 segundos, você pode relaxar, clarear a mente e aumentar seu nível de energia. Veja como funciona em quatro passos rápidos, fáceis e portáteis:

Sente-se em um lugar confortável, com os olhos abertos ou fechados, por um minuto.

Ajuste um cronômetro para 60 segundos.

Escute com curiosidade e identifique o maior número possível de sons diferentes. Você pode notar o sistema de aquecimento ou ar condicionado, o tráfego ao longe, vozes de outras áreas do prédio, um avião, o tique-taque de um relógio ou seu próprio estômago roncando.

Após um minuto, em vez de tentar lembrar dos sons, traga sua atenção para dentro e perceba se você está mais calmo e com a mente mais clara. Imagine como você se sentiria se fizesse esse exercício por cinco ou dez minutos.

Quando você está totalmente engajado com curiosidade no momento presente, percebe que preocupações anteriores ou pensamentos estressantes estão ausentes. Você pode notar que sua frequência cardíaca e respiratória estão mais lentas e seus músculos tensos estão relaxados. Isso porque você tirou sua mente do alerta vermelho e a trouxe para o momento presente, ativando a resposta de repouso e digestão.

Você pode incorporar a meditação de consciência aberta em suas rotinas diárias sem adicionar tempo extra, enquanto se movimenta. No caminho do estacionamento para o escritório, em vez de mentalmente passar pela agenda do dia, traga sua atenção para as sensações dos pés no chão ou foque na sensação do céu aberto ou nos sons e visões ao seu redor. Enquanto caminha até o banheiro ou espera uma reunião no Zoom começar, você pode ouvir os sons ambientes ou focar nas sensações do corpo.

Meditação de Insight

Se você estiver disposto a tentar e deixar de lado o controle e o julgamento, pode se engajar em um segundo exercício, focando na respiração com curiosidade em vez de julgamento, como se estivesse inspecionando uma mancha na sua mão. Sente-se em um lugar confortável em uma posição relaxada.

Inspire pelo nariz e expire pela boca, focando em cada inalação e exalação.

Siga a respiração através de um ciclo completo, desde o início, quando os pulmões estão cheios, até o fim, quando estão vazios. Então repita o ciclo, observando a respiração de forma consciente.

Provavelmente, pensamentos surgirão em forma de julgamento. Você pode se perguntar se está fazendo certo, pensar em tarefas que precisa fazer depois ou questionar se vale a pena. Simplesmente permita que eles surjam, reconheça-os com abertura e, em seguida, traga sua atenção de volta gentilmente para a respiração.

Cada vez que sua atenção se desviar da respiração (e isso acontecerá), simplesmente note e traga sua consciência de volta para a respiração.

Se sua mente se prender em uma corrente de pensamentos, gentilmente saia do fluxo de pensamentos e volte para a respiração.

Após três a cinco minutos, perceba como você está mais calmo e conectado ao momento presente.

É provável que você esteja meditando corretamente se sua mente permanecer tranquila após esses dois exercícios. Se você praticar a meditação por cinco minutos uma ou duas vezes ao dia, regularmente, começará a notar a diferença. Provavelmente se sentirá relaxado e descansado, com uma abordagem mais calma ao trabalho. A longo prazo, você saberá que a meditação está funcionando quando estiver mais presente no aqui e agora, em vez de preso em memórias ruins do passado ou incertezas futuras. E seu engajamento no trabalho, produtividade e desempenho na carreira começarão a decolar.

Conclusão

A meditação é uma prática poderosa que pode transformar a maneira como lidamos com o estresse e as demandas diárias. Com técnicas simples, como a meditação de consciência aberta e a meditação de insight, é possível integrar a prática à rotina sem adicionar complexidade ou tempo extra. A chave está em dedicar alguns minutos do dia para focar no presente e observar a respiração. Com a prática regular, os benefícios se manifestam em uma mente mais calma, corpo relaxado e um aumento na produtividade e engajamento no trabalho. Portanto, não se deixe intimidar pela meditação; ela é mais fácil do que parece e pode ser a chave para uma vida mais equilibrada e produtiva.

Com conteúdo forbes.com

Deixe um comentário