12 MOTIVOS PELOS QUAIS AS MULHERES TRAEM, DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS

“Quais são os principais motivos que levam as mulheres a trair seus parceiros, de acordo com a análise dos especialistas? Descubra as 12 razões por trás desse comportamento complexo e explore as nuances das relações interpessoais.”

Introdução

A questão da traição nas relações amorosas tem sido objeto de discussão e análise ao longo dos anos. No contexto atual, as mudanças nas dinâmicas de gênero e nas expectativas dos relacionamentos têm levantado questões sobre por que as mulheres traem. Este texto explora diversas razões que podem levar as mulheres a trair, desde insatisfação no relacionamento até baixa autoestima, carência emocional, raiva, falta de excitação, privação sexual, solidão, estilo de vínculo inseguro, crise da meia-idade, condições subjacentes, oportunidades inesperadas e negação de sentimentos difíceis. O objetivo é entender as motivações por trás desse comportamento complexo e muitas vezes controverso.

Por que as Mulheres Traem?

Alguns atribuem o aumento recente da traição por parte das mulheres ao aumento das responsabilidades (e, consequentemente, das necessidades e desejos) da mulher moderna. Empoderadas por pontos de vista feministas e liberdade financeira, as mulheres são menos propensas a fazer concessões e estão melhor posicionadas para buscar a gratificação emocional e sexual que está ausente em seu relacionamento.

“A lacuna se ampliou quando as mulheres foram trabalhar e passaram a ter seu próprio dinheiro e escolhas; com a escolha vem a insatisfação mais fácil”, explica a terapeuta de casais e sexo Angela Skurtu M.Ed, LMFT. “Também esperamos muito mais do casamento agora. Antes, o casamento era um veículo para criar sua família e ser cuidado financeiramente. Agora, esperamos felicidade, bom sexo, melhores amigos e muito mais. Colocamos muita pressão no casamento quando ele não foi originalmente projetado para atender a todas as suas necessidades.”

12 Fatores que Levam as Mulheres a Trair

A pergunta ainda permanece: quais fatores levam uma mulher a trair? Aqui, os especialistas compartilham 12 razões comuns pelas quais as mulheres traem e suas opiniões sobre cada uma delas.

Insatisfação no Relacionamento

Isso pode ser visto como o tema subjacente na maioria das motivações para a infidelidade. A insatisfação, explica Skurtu, é onde tudo começa. “As pessoas justificam isso dizendo: ‘Estamos passando por um momento difícil”‘, continua ela. “Então, surge a oportunidade para uma pessoa, e, em vez de interromper as coisas antes de começarem, elas justificam cruzar uma fronteira, dizendo: ‘Meu parceiro não se importa de qualquer maneira. É completamente inocente’.”

Para cada limite de relacionamento cruzado, a pessoa precisa justificar seu comportamento para si mesma primeiro e, em seguida, é capaz de compartimentar as ações. Não encontrar satisfação em um relacionamento atual pode levar alguém a buscar essa satisfação em outro lugar ou até mesmo usar o ato de trair (consciente ou inconscientemente) como um catalisador para o fim de seu relacionamento atual.

Baixa Autoestima

Quando uma mulher está lutando com baixa autoestima, isso pode levá-la a procurar fontes externas de atenção e validação que ela e seu parceiro não conseguem criar e manter. “A baixa autoestima começa parecendo: ‘Por que alguém me acharia atraente?’. Então, quando alguém começa a mostrar essa atenção, parece realmente bom”, diz Skurtu.

Uma mulher que trai pode depender de casos para lhe fornecer prova de seu valor ou desejabilidade. Quando um relacionamento casual termina, pode fazê-la sentir-se negligenciada ou sem valor, então ela busca um novo interesse romântico – e o ciclo continua.

Carência Emocional

Enquanto estudos sugerem que os homens que traem são principalmente motivados pelo sexo, as mulheres que traem tendem a fazê-lo para preencher uma necessidade emocional.3 E no caso de um caso emocional, o sexo não faz parte da equação. Quer o caso seja físico ou emocional, uma mulher pode trair porque ela deseja conversa, empatia, respeito, devoção, adoração, apoio ou alguma outra conexão que está faltando em seu relacionamento atual.

“Algumas pessoas se convencem de que o emocional não é um caso real. No entanto, a maioria dos casos sexuais começa emocionalmente”, diz Skurtu. “Acho bastante raro ter apenas um caso sexual sem algumas emoções, porque geralmente começam como amigos. É assim que você começa a ultrapassar limites e justificar o comportamento.”

Raiva ou Retaliação

Algumas mulheres entram em um relacionamento com uma imagem idealizada de como seu cônjuge deve se comportar. Quando o parceiro fica aquém das expectativas e não consegue atender a todas as suas necessidades e desejos, isso pode criar uma divisão no relacionamento que fornece o ímpeto para a traição.

Algumas mulheres podem sentir ressentimento em relação ao parceiro por outro motivo, como um caso passado do parceiro, e usar sua própria infidelidade como retaliação.

Falta de Excitação

Você provavelmente já ouviu falar do termo “traidores em série” – pessoas que traem pela emoção. Eles podem amar muito seu parceiro, mas anseiam por aquelas interações carregadas de endorfinas que tornam um novo relacionamento tão emocionante.

“Acho que, como sociedade, não abordamos honestamente o quão entediantes podem ser o trabalho e a vida familiar às vezes”, explica Skurtu. “Recentemente, estava assistindo ao programa Good Girls, e eles se voltaram para crimes de rua. Está abordando a mesma coisa: o tédio. Acho que as pessoas são mais propensas a trair do que se envolver em crimes, mas é a mesma premissa.”

Na verdade, um estudo no site de encontros de casos AshleyMadison.com descobriu que 67% das mulheres casadas heterossexuais que traem buscavam “paixão romântica”, mas 100% delas negaram qualquer intenção de deixar seus maridos; algumas até “declararam seu amor aberto por seus maridos, retratando-os de maneira positiva.”4

Privação Sexual

Por mais que tentemos manter a faísca viva, a empolgação que acompanha um novo relacionamento só dura por um tempo. A previsibilidade e a familiaridade eventualmente superam a qualidade e a frequência do sexo. Não é surpresa, então, que algumas mulheres que traem estejam sentindo falta desses marcos emocionantes das fases iniciais de um relacionamento, quando a paixão e o mistério ainda não deram lugar à rotina. Na verdade, Skurtu acredita que historicamente isso foi um dos motivadores por trás da infidelidade centrada no sexo masculino: “Pode ter sido uma expectativa de que, em certo ponto, o sexo não fosse uma parte importante do casamento, então a traição era um mal necessário.”

Solidão

Uma mulher que trai pode ter um parceiro que trabalha longas horas, deixando-a em casa com as crianças o dia todo. Talvez ela tenha se encontrado em uma fase da vida em que é mais difícil fazer amigos ou talvez seu parceiro esteja lidando com uma doença crônica. Qualquer que seja o motivo, a solidão ou sentimentos de isolamento e desligamento podem fornecer os ingredientes perfeitos para um caso”, diz Skurtu. “Elas se sentem solitárias e outra pessoa começa a atender às necessidades não atendidas.”

Estilo de Vínculo Inseguro

A teoria do apego sugere que os relacionamentos da infância influenciam como percebemos e nos comportamos em nossos relacionamentos íntimos como adultos. Dependendo do cuidado e do carinho (ou da falta deles) que alguém recebe na infância, eles se encaixam em um dos três estilos de vínculo como adultos: seguro (com expectativas e abordagens bem ajustadas aos relacionamentos), ansioso (exibindo medo de abandono) ou evitativo (preferindo manter sua independência dos outros).5

Pessoas que se identificam com estilos de vínculo ansiosos e evitativos são mais propensas a exibir características que interferem em um relacionamento romântico saudável (pense em apego excessivo e distanciamento).5

Além disso, eles são mais propensos a trair, pois buscam a segurança de um parceiro terceirizado ou tentam evitar a intimidade do relacionamento principal.6 “Há sempre um senso de ‘o que está do outro lado’ e nunca estar completamente feliz ou seguro consigo mesmo”, explica Skurtu. “Esse tipo de pessoa pode ter dificuldade em ser feliz em qualquer relacionamento.”

Crise da Meia-Idade

Embora a crise da meia-idade afete geralmente pessoas entre 35 e 60 anos, o evento tem menos a ver com a idade do que com circunstâncias atenuantes. Grandes eventos na vida, como a morte de um dos pais ou um aniversário importante, podem desencadear uma crise da meia-idade em uma mulher, fazendo com que ela lute com o fardo da grandeza; ou seja, a expectativa sociocultural de que as mulheres podem e devem “ter tudo” – uma carreira bem-sucedida, um parceiro amoroso, filhos adoradores, e assim por diante.

“As pessoas pensam: ‘Só tenho tanto tempo. O que estou fazendo com a minha vida?'”, diz Skurtu. Uma mulher pode agir fora de sua característica à medida que tenta realizar seu potencial e compensar o tempo perdido.

Uma Condição Subjacente

De acordo com Block, a depressão e a infidelidade andam de mãos dadas. “[Um caso é] excitante, tanto que o cérebro pode começar a liberar dopamina, norepinefrina e serotonina – neurotransmissores que produzimos quando nos sentimos atraídos por alguém, mas que, coincidentemente, são os mesmos produtos químicos produzidos quando tomamos antidepressivos”, diz ele. Em outras palavras, uma mulher que trai pode estar se automedicando por meio de sua infidelidade, mesmo que não perceba a verdadeira razão por trás de seu prazer.

Oportunidade

Poucos atos de infidelidade são premeditados, afirma Skurtu, mas são o resultado de uma oportunidade inesperada. “Elas se sentem para baixo e outra pessoa na mesma situação cruza seu caminho. Começam a lamentar e, a partir daí, as coisas avançam”, acrescenta ela. Pessoas nessa situação geralmente não conseguem explicar a razão por trás de sua infidelidade. “Isso acontece meio que naturalmente, mesmo que, na realidade, existam momentos específicos de verdade que podem fazer ou quebrar um possível caso.”

Oportunidades semelhantes existem também no mundo digital. As redes sociais, aplicativos de namoro e mensagens de texto revolucionaram a facilidade com que podemos nos conectar com outras pessoas, às vezes servindo como trampolim para casos – mesmo que as interações começam de forma inocente.

Negação de Sentimentos Difíceis

As pessoas podem desenvolver uma ampla variedade de mecanismos de enfrentamento para lidar com emoções difíceis, escolhendo às vezes estratégias que têm efeitos de amortecimento emocional como uma opção mais fácil do que enfrentá-las. Sexo, drogas, álcool e outras adições ou comportamentos compulsivos são apenas alguns exemplos.

“Um caso é uma fuga da realidade”, diz Skurtu. “[Quando] as mulheres têm dificuldade em serem honestas sobre o que desejam com seus parceiros e, em vez disso, procuram um mundo de fantasia que não apenas entorpece, mas cria uma incrível descarga de adrenalina para trair.”

Embora a traição nunca seja justificável em um relacionamento – é sempre melhor encerrar seu relacionamento antes de começar um com outra pessoa – é útil entender as razões pelas quais as mulheres podem se envolver em infidelidade. Em termos gerais, as razões mais comuns pelas quais as mulheres traem sempre estão relacionadas a algo que está faltando em um relacionamento, então priorizar sua conexão e garantir que ambos estejam obtendo o que precisam do relacionamento é fundamental.

Conclusão

Embora a traição nunca seja justificável em um relacionamento, é importante reconhecer que muitas vezes está enraizada em necessidades não atendidas e problemas emocionais complexos. O empoderamento das mulheres e a evolução das relações modernas trouxeram à tona uma série de fatores que podem contribuir para a infidelidade feminina. Para construir relacionamentos saudáveis e duradouros, é crucial que ambos os parceiros estejam atentos às necessidades um do outro e se esforcem para fortalecer sua conexão emocional. A compreensão das razões por trás da traição pode servir como um ponto de partida para promover a comunicação, a empatia e a busca de soluções construtivas para os desafios que surgem nas relações amorosas.

Com conteúdo brides.com

Deixe um comentário